Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2005 - 13h49

Cine Ceará divulga longas selecionados para mostra competitiva

Publicidade

da Folha Online

A comissão de seleção do 15º Cine Ceará - Festival Nacional de Cinema e Vídeo divulgou a relação dos sete longas-metragens que vão participar da mostra competitiva durante o evento, que vai de 3 a 9 de junho, em Fortaleza (CE).

Entre os filmes selecionados, só dois são de São Paulo: "Quanto Vale ou É por Quilo?", de Sergio Bianchi, e "Bens Confiscados", de Carlos Reichenbach. Três são do Rio, um de Santa Catarina e um da Paraíba.

Os longas concorrerão ao prêmio no valor bruto de R$ 10 mil, oferecidos pelo Banco do Nordeste, concedido ao melhor filme, e ainda a oito troféus concedidos às categorias de melhor direção, fotografia, edição, roteiro, trilha sonora original, direção de arte, além de melhor atriz e ator.

Participaram da comissão de seleção a diretora e produtora de cinema Margarita Hernandez, o jornalista e cineasta Amauri Cândido e o produtor e programador do Espaço Unibanco Dragão do Mar, Franzé Santos.

Este ano, 31 filmes em longa-metragem inscreveram-se para a mostra competitiva, que será realizada de 4 a 8 de junho.

Além dos filmes que participam da mostra vompetitiva, será exibido na abertura do evento, dia 3, após a solenidade que dará início à 15ª edição do Festival, o documentário "Brilhante", da atriz e cineasta Conceição Senna. "Brilhante", ainda inédito no Brasil, só foi exibido no Festival de Cinema Latino-Americano em Tolousse, na França.

O 15º Cine Ceará é uma promoção da UFC (Universidade Federal do Ceará), por meio da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com o apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cultura por meio da Secretaria de Audiovisual.

O festival conta com o patrocínio da Avon, Petrobras e Coelce (companhia de energia do Ceará), por meio a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei Jereissati).

A edição deste ano do Cine Ceará ainda conta com o co-patrocínio da Chesf, Kodak, Varig, Banco do Nordeste e Quanta e o apoio cultural do Sesc/Ceará, Prefeitura de Fortaleza e Sebrae/Ceará.

Confira os longas-metragens selecionados:

1- Moacir, Arte Bruta (Walter Carvalho): documentário (RJ)
2- A Marca do Terrir (Ivan Cardoso: documentário (RJ)
3- A Pessoa é para o que Nasce (Roberto Berliner): documentário (RJ)
4- Seu Chico, Um Retrato (Jose Rafael Mamigonian): documentário (SC)
5- Quanto Vale ou É por Quilo? (Sergio Bianchi): ficção(SP)
6- Por 30 Dinheiros (Vânia Perazzo e Ivan Hlebarov): ficção (PB)
7- Bens Confiscados (Carlos Reichenbach): ficção (SP)

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Cine Ceará
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página