Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2005 - 09h50

Off-Flip tem mais espaço neste ano

Publicidade

EDUARDO SIMÕES
da Folha de S. Paulo

A Flip parou de crescer. Bom para a Off-Flip, a festa paralela de Parati que neste ano tem o maior calendário de sua curta história: de hoje até domingo, cerca de 50 pessoas estarão envolvidas em 15 diferentes eventos, realizados em dez locais da cidade e concentrados no centro histórico.

A abertura acontece às 17h com o desfile dos componentes do Bloco da Lama, tradicional bloco de Carnaval da cidade, que também ganhará uma exposição de fotos de Giancarlo Mecarelli na Galeria Zoom.

Antes timidamente organizada por uma pousada, no primeiro ano, e um restaurante, no segundo, a Off-Flip cresceu em razão de um pedido da cidade e outro da organização da Flip.

"As pessoas reclamavam da falta de participação dos artistas da cidade na Flip", explica a paulista Lia Capovilla, moradora de Parati, que no ano passado foi procurada pela organização da Flip para sugerir um projeto de festa paralela. "A gente quer mostrar a vida no interior, um modo de fazer festa diferente daquelas vistas na cidade grande, como o modelo consagrado pela Flip."

Dentro desta perspectiva, um dos destaques da programação paralela é a homenagem ao poeta paratiense José Kleber, assassinado em 1989. Hoje, às 19h30, um coral irá cantar músicas compostas por Kleber, no prédio do antigo cinema da praça da Matriz. Às 21h, haverá leituras de textos e apresentação de músicas de sua autoria interpretadas por artistas locais, no Café.

"Há também eventos que propõem a valorização da cultura caiçara, que tem perdido muito espaço nos últimos anos", destaca Capovilla, que organizou a apresentação de grupos folclóricos de dança e música, no Arraial Cultural do Silo, largo da Capelinha, e em desfiles pelo centro histórico.

Preparativos

Segundo a Secretaria de Turismo, durante a festa, cerca de 20 mil pessoas vão ao município, que tem 32 mil habitantes. A ocupação de hotéis e pousadas chega a 100%. O impacto turístico da Flip em Parati só perde para o Carnaval e o Réveillon, quando a cidade recebe até 50 mil turistas, que se hospedam também em casas ou quartos de aluguel, um expediente também já usado pelos que vão à festa literária. No último ano, surgiram pelo menos 20 novas pousadas em Parati.

"A Flip é aguardada com ansiedade pela população local, uma vez que como negócio é importante para a economia e como evento cultural se soma àqueles que se realizam ao longo do ano", diz Benedito Melo, secretário de Turismo e Cultura da cidade.

Enquanto isso, no Orkut, membros de uma comunidade dedicada à festa têm reclamado do aumento dos preços de restaurantes.

"As refeições eram deliciosas e podiam ser divididas por dois. Ficava cerca de R$ 8 por pessoa", comenta um dos 503 membros da comunidade. "Na Flip, o preço dobrou."

Destaques da programação da Off-Flip

Hoje, dia 6/7
17h - Desfile dos componentes do Bloco da Lama e pelas ruas da cidade e abertura da exposição de fotos de Giancarlo Mecarelli (Galeria Zoom de fotografia, r. do Comércio, 5)
19h30 - Apresentação do Coral Educanção (antigo cinema na Praça da Matriz)
21h - Homenagem ao poeta e compositor paratiense José Kleber, no Café (r. da Lapa esquina com a r. da Matriz)

Amanhã, dia 7/7
20h - O escritor suíço Frido Mann lê trechos de obras de Thomas Mann, Julia Mann e de sua autoria, na Casa da Cultura de Parati (rua Dona Geralda, 177)
20h30 - Encontro de poetas no Teatro Espaço (rua Dona Geralda, 327)
Sexta, dia 8/7
20h - O grupo paratiense de teatro de rua 'Arteatro' apresenta o espetáculo "Essa Nega Fulô" (saindo da Praça do Chafariz)
23h - Apresentação de grupos de Cirandeiros de Parati (Largo da Capelinha)

Sábado, dia 9/7
17h - Recital de textos literários homenageando os escritores paratienses Irma Zambrotti e José Carlos Oliveira Freire, na Casa da Cultura (r. Dona Geralda, 177)

Domingo, dia 10/7
11h - Manifestações instantâneas de artistas inscritos na Off-Flip (prédio antigo do cinema na Praça da Matriz)
19h30 - Apresentação de grupos de músicas e danças folclóricas regionais (Largo da Capelinha)

Leia mais
  • Flip começa hoje em Parati e traz Salman Rushdie e Jô Soares
  • Salman Rushdie lança na Flip livro "Shalimar, o Equilibrista"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Salman Rushdie
  • Leia o que já foi publicado sobre a Flip (Festa Literária Internacional de Parati)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página