Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/07/2005 - 21h06

Festival de Brasília exibe filmes inéditos brasileiros antes de Gramado

Publicidade

MARY PERSIA
da Folha Online, em Brasília

Com abertura hoje à noite na Academia de Tênis, na capital federal, o 7º Festival Internacional de Cinema de Brasília (FICBrasília) exibirá, até o dia 31 de julho, produções que já rodaram os festivais ao redor do mundo, títulos em retrospectiva e também filmes brasileiros inéditos, antes mesmo do 33º Festival de Gramado - Cinema Brasileiro e Latino.

Apesar de não serem eventos semelhantes --o FICBrasília está mais para os festivais internacionais de São Paulo e do Rio de Janeiro, enquanto o Festival de Gramado tem como 'concorrente' histórico o Festival de Brasília de Cinema Brasileiro, que acontece em novembro--, o evento na capital federal irá ajuda a antecipar o que poderá ser visto no sul do país de 15 a 20 de agosto.

"Gaijin - Ama-me Como Sou", de Tizuka Yamasaki, abre o evento com a presença da cineasta, da sua equipe de produção e de parte do elenco, entre eles, a japonesa radicada nos Estados Unidos Tamlyn Tomita e o cubano Jorge Perrugoria. Em Brasília, o filme será apenas exibido, sem participar da mostra competitiva --diferentemente de Gramado, onde a produção irá concorrer.

Já "Carreiras", de Domingos Oliveira, participa da mostra competitiva em Brasília. O filme conta a história de Ana Laura (Priscilla Rozembaum), que aos 40 anos se vê preterida por mulheres mais novas em seu trabalho. Em Brasília, a produção forma com o já premiado "Filhas do Vento", de Joel Zito Araújo (levou seis Kikitos em Gramado no ano passado) a dupla que representa o Brasil entre os dez selecionados para a competição (veja a lista abaixo).

O júri é presidido pelo diretor Nelson Pereira dos Santos, que também terá suas obras exibidas no festival, em mostra que leva o seu nome.

"Carreiras" concorrerá em Gramado, assim como outro aguardado título nacional, "Cafundó". Dirigido por Paulo Betti e Clovis Bueno, o título também participa da mostra competitiva na capital federal levando para as telas a história do escravo João de Camargo (Lázaro Ramos), que assume a identidade do Preto Velho.

Confira os filmes que participam da mostra competitiva do 7º FICBrasília:

"Carreiras", de Domingos Oliveira (Brasil)
"Dias de Santiago", de Josué Mendez (Peru)
"Enron", de Alex Gibney (EUA)
"Filhas do Vento", de Joel Zito Araújo (Brasil)
"Green Chair", de Park Chul-Soo (Coréia)
"O Muro", de Simone Bitton (França/Israel)
"Palindromes", de Todd Solondz (EUA)
"Por Dentro do 'Garganta Profunda'", de Fenton Bailey e Randy Barbato (EUA)
"Sophie Scholl - Os Últimos Dias", de Marc Rothemund (Alemanha)
"Um Mundo Menos Peor", de Alejandro Agresti (Argentina)

Leia mais
  • Tizuka Yamasaki expõe intimidade no Festival de Cinema de Brasília

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival Internacional de Cinema de Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página