Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/07/2005 - 21h21

Além de Luma, jornal britânico exibe "apelo sexual" de frentistas do Rio

Publicidade

da Folha Online

A modelo Luma de Oliveira não é a única brasileira envolvida em reportagens polêmicas sobre os apelos sexuais das mulheres do país publicadas nos últimos dias pelo jornal britânico "The Independent". Imagens de frentistas cariocas vestindo shortinhos apertados também foram usadas pela publicação para ilustrar uma história sobre o uso de "garotas de lycra" pelos postos de gasolina para atrair clientes.

Reprodução
Jornal mostra frentistas que
Jornal mostra frentistas que "atraem" homens; veja galeria
Indignado com a reportagem, o representante dos donos de postos do país considerou "absurda" a insinuação feita pelo jornal britânico de que o setor utiliza jovens em trajes mínimos e provocativos como estratégia de marketing.

"Hoje fazemos tudo para que as mulheres trabalhem nos postos em igualdade com o homem. Lutamos para não ter esse tipo de exploração absurda. O uniforme, inclusive, é igual, um macacão. Mesmo as promotoras de produtos estão sempre bem vestidas", disse Gil Siuffo, presidente da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes).

Com o título "Pump Action" (algo como "enfiando a mangueira da bomba no tanque", em tradução livre e maliciosa), a reportagem, publicada no caderno dominical do "The Independent" no dia 10, traz seis fotos de garotas --sem nomes divulgados-- vestindo pouca roupa. As imagens foram feitas em postos no Rio de Janeiro, sem identificação dos lugares.

O texto descreve o Brasil como um país sinônimo de "paixão e sexo", onde "nove entre dez motoristas são homens". Isso seria uma das razões de que as roupas das frentistas no Brasil são desenhadas "para atrair clientes". A reportagem não chega a insinuar que haja prostituição nos postos e tenta minimizar que os uniformes lembram roupas das "cheerleaders" (dançarinas de torcida americana), e não de stripers.

Informada pela Folha Online sobre o teor da reportagem do "The Independent", Solange Cristina Couto, a Sol da quarta edição do programa Big Brother Brasil, que trabalhou como frentista durante sete anos, diz que há realmente casos em que postos usam mulheres para chamar a atenção dos motoristas. "Quando trabalhava em Itapira [interior de São Paulo], tive de usar shorts, mas nada além disso. Em outra cidade, usava macacão com os outros colegas."

Luma

Reprodução
Página do jornal britânico com foto de Luma
Página do jornal com foto de Luma
O "The Independent" usou ontem uma foto da modelo Luma de Oliveira, 40, para ilustrar uma reportagem sobre o escândalo envolvendo executivos da Volkswagen alemã, que teriam usado dinheiro da empresa para pagar prostitutas em viagem pelo Brasil. Luma, no entanto, nada tem a ver com a história e sequer é citada na reportagem ou na legenda da foto, mas sua imagem ocupa praticamente a metade do espaço da página.

O advogado de Luma, Michel Assef, disse ontem que entrará com uma ação de reparação por dano moral por uso indevido de imagem e que fez um pedido de retratação do jornal.

O "Independent" não comentou oficialmente o caso, mas, segundo relatos obtidos pela Folha no jornal, a escolha da foto foi aleatória e os responsáveis não sabiam quem era a modelo. O objetivo era usar uma imagem que destacasse o Carnaval brasileiro.

Com informações da Folha de S. Paulo

Leia mais
  • Jornal ilustra matéria de escândalo sexual com foto de Luma
  • Juliana Paes é a preferida para substituir Luma em "A Dama do Lotação"
  • Exibir sexo em sites é machismo, dizem pesquisadoras
  • Sites trazem fotos sensuais e dicas de orientação sexual

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Luma de Oliveira
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página