Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/08/2005 - 13h44

Camila Pitanga "engole" Maria Fernanda Cândido em "Sal de Prata"

Publicidade

RICARDO FELTRIN
Enviado da Folha Online a Gramado (RS)

Se por um lado o documentário "Doutores da Alegria" emocionou o público no penúltimo dia de competição em Gramado (RS), foi o filme "Sal de Prata", do diretor Carlos Gerbase, que demonstrou ter o maior "lobby" da platéia no festival. Afinal, é uma produção eminentemente gaúcha.

Com estrelas globais como Maria Fernanda Cândido e Camila Pitanga no elenco, "Sal de Prata" (orçamento de R$ 4 milhões) é mais uma história do cinema dentro do cinema --um filme que mostra a elaboração de outro.

Divulgação
Camila Pitanga é um dos destaques em "Sal de Prata"
Camila Pitanga é um dos destaques em "Sal de Prata"
Maria Fernanda é Cátia, uma bem-sucedida operadora financeira que vê sua vida mudar da noite para o dia quando seu noivo, Veronese (Marcos Breda), sofre um infarto fulminante (não se preocupem, isso não é o fim do filme, mas seu começo).

A partir daí começa a trama, uma vez que Veronese era um cineasta-roteirista que deixara várias de suas pequenas obras gravadas num micro. Então surgem novas histórias entrelaçando amor, ciúme, amizade e traição.

Apesar de Maria Fernanda ser a protagonista, a atuação que chama mesmo a atenção é de Camila Pitanga, no papel de Cassandra --uma jovem em busca da realização de seu sonho de se tornar atriz.

O título "Sal de Prata" é uma referência à substância química (nitrato de prata) que transforma a película de um filme em um material sensível à luz.

Falando em película e química, o filme tem problemas visíveis nesses quesitos: há nitidamente um certo "enrijecimento" na atuação de alguns atores, e a fórmula do roteiro (filme dentro do filme) parece ser um tanto cansativa, uma vez que já foi usada em um sem-número de obras.

De qualquer forma, "Sal de Prata" dá boas dicas de como ocorre o processo de elaboração de um filme, da sua discussão às filmagens. O que é sempre útil para aprendizes e agradável para amantes de cinema.

O jornalista RICARDO FELTRIN viajou a Gramado a convite da organização do Festival.

Leia mais
  • Gramado ovaciona longa "Doutores da Alegria"
  • Confira alguns bastidores do 33º Festival de Gramado
  • "Noturno" leva prêmio de curtas 16mm no Festival de Gramado

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Gramado

    Sites relacionados
  • Ouça no UOL News: Camila Pitanga rouba a cena em filme estrelado por Mª Fernanda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página