Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2005 - 10h49

Morre diretor de "A Noviça Rebelde" e "Amor Sublime Amor"

Publicidade

da Folha Online

O cineasta americano Robert Wise, autor de filmes memoráveis como "A Noviça Rebelde" e "Amor Sublime Amor", morreu em Los Angeles, Estados Unidos, aos 91 anos de idade, anunciou nesta quinta-feira a organização do Festival de Cinema de San Sebastián, que já tinha programada uma homenagem ao diretor nesta semana.

Reuters
O cineasta norte-americano Robert Wise
O cineasta norte-americano Robert Wise
A esposa do cineasta, Mellicent Wise, que se encontra na cidade espanhola para apresentar a ampla retrospectiva dedicada pelo festival, voltou para Los Angeles ao saber da notícia.

Wise, morto na noite de quarta-feira, não foi ao Festival de San Sebastián devido à sua avançada idade, segundo organizadores do festival. A causa da morte não foi revelada.

Nascido em Winchester (Indiana) no dia 10 de setembro de 1914, Robert Wise foi co-diretor ao lado do coreógrafo Jerome Robbins do célebre musical "Amor Sublime Amor" (1961), que ganhou dez Oscars, incluindo os dois principais --melhor filme e melhor diretor. O cultuado "A Noviça Rebelde" também levou os Oscars de melhor filme e melhor diretor.

Robert Wise estreou na indústria cinematográfica americana em 1933 como técnico de som e seis anos mais tarde se tornou um dos montadores mais famosos do meio, colaborando principalmente com Orson Welles em "Cidadão Kane" (1940), entre outras obras.

Robert Wise dirigiu um total de 30 filmes, de 1944 a 1989, entre eles clássicos da ficção científica como "O Dia em que a Terra Parou" e a primeira adaptação cinematográfica da série televisiva "Jornada nas Estrelas".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Robert Wise: cineasta versátil autor de filmes de sucesso

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Robert Wise
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página