Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2005 - 12h41

Crítica: Nokia Trends acerta no line-up e atrações empolgam público

Publicidade

MARCIO VERMELHO
da Folha Online

A edição São Paulo do Nokia Trends, realizada no Pavilhão do Anhembi no último sábado, foi marcada por boas apresentações de djs e bandas, que empolgaram milhares de pessoas que compareceram em peso no evento.

O DJ Magal abriu a noite para uma das mais marcantes apresentações da festa, o Human League. O grupo, ícone do pop eletrônico dos anos 80, fez uma bela apresentação, agradando tanto os fãs mais nostálgicos como os mais novos, desfilando hits unânimes como "Don't you want me", "(Keep Feeling) Fascination" e "Human", além do emocionante bis com "Together in Electric Dreams".

O duo belga The Glimmers mostrou a mistura musical que vem encantando o mundo todo, público e mídia especializada. A fórmula é atual e saborosa: faixas dançantes de vários estilos muito bem misturadas em um set vibrante, onde a batida disco predomina, e as influências são muitas.

Emiliano Capozoli/Folha Imagem
Imagem da banda !!!
Imagem da banda !!!
Talvez buscando uma empatia imediata com a multidão empolgada com o show do Human League, a dupla começou com hits, abrindo o set com um rock eletrônico sob a acapella do funk carioca "Popozuda", seguido por uma versão disco-punk de "Satisfaction", do Who Made Who, e logo depois "Sweet Dreams", do Eurythimcs. Até a manjada "Rocker", do Alter Ego, ganhou um sabor especial mixada com um vocal hip hop.

É preciso lembrar que desde o início da carreira os Glimmers fazem questão de figurar em seus sets suas referências, tocando original ou remixes de suas preferidas do passado. E os hits foram muito bem colocados entre faixas atuais de house, electrohouse, discopunk, rock e pop. O resultado foi um set animado e empolgante.

Na seqüência, a banda nova-iorquina !!! entrou com ânimo para mostrar aos brasileiros o disco-punk que fazem com tanta criatividade e algum engajamento político. As batidas quebradas predominaram, o baixo da disco music esteve presente o tempo todo e as guitarras incessantes deram o tom rock and roll do show, com espírito punk rock para as pistas de dança. Esse é o espírito do disco-punk, ao lado de LCD Soundsystem e Rapture.

Com a participação de três percussionistas brasileiros, a banda se mostrou afinada e o vocalista, com trejeitos de Mick Jagger, cantou, dançou, desceu do palco para brincar com o público e agradou, mas sua voz parecia fraca se comparada ao estúdio.

Faltaram as novas faixas, como "Take Ecstasy With Me", mas não faltou o grande sucesso "Me and Giuliani", um dos maiores hinos do disco-punk ao lado de "House of Jealous Lovers" (Rapture). Sem dúvida, foi o grande momento do show.

Tiefschwarz

Depois a dupla Tiefschwarz, formada pelos irmãos Ali e Basti Schwarz, fizeram um set apenas correto de electrohouse e house, em que os timbres sintéticos, oitentistas e elementos característicos das produções da dupla prevaleceram o tempo todo. No início o som estava mal equalizado, mas alguns minutos depois o problema foi corrigido e a dupla ficou mais a vontade para fazer a seleção animada, já na metade da festa.

Produtores e precursores da vertente electrohouse, fusão dos estilos house e electro, o Tiefschwarz se apresentaram pela primeira vez juntos no Brasil. Apenas Ali Schwarz já tocou por aqui, na noite Freak Chic, em memorável apresentação no clube D-Edge.

O live PA do Alter Ego durou apenas meia hora por problemas na mesa de som, e em seguida a DJ alemã Ellen Allien, dona do selo BPitch Control, surpreendeu com um repertório rico e sofisticado, baixando a velocidade das músicas e criando climas atmosféricos.

Conectada ao Rio de Janeiro por meio de transmissão via satélite, a versão paulista do Nokia Trends acertou na escolha das atrações, com artistas que se destacam no atual cenário musical da música eletrônica, escalados em uma seqüência coerente, algo difícil de se ver nos festivais eletrônicos que aportam no Brasil.

Leia mais
  • Tecnopop do Human League anima Nokia Trends com hits dos anos 80

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Nokia Trends
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página