Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2005 - 13h41

"O Mamute Siberiano" ganha exibição na Alemanha e Polônia

Publicidade

da Folha Online

O documentário brasileiro "Soy Cuba - O Mamute Siberiano", de Vicente Ferraz, tem feito sucesso no exterior. O documentário será exibido neste fim de semana no 48º Festival Internacional de Documentários e Filmes de Animação, em Leipzig (Alemanha). Depois segue para a Polônia, onde participa do 21º Festival Internacional de Cinema Varsóvia.

Fruto de minuciosa pesquisa de Vicente Ferraz sobre "Soy Cuba", filme realizado pelo célebre diretor soviético Mijail Kalatosov em Cuba, em plena Guerra Fria, o documentário desvenda os motivos que levaram cubanos e soviéticos a arquivar esta obra-prima até a sua "descoberta", no início dos anos 90, no Telluride Film Festival (EUA).

A superprodução do início dos anos 60 deveria ser uma peça de propaganda para a revolução cubana. No entanto, uma semana após sua exibição em Moscou e em Cuba, o filme foi retirado de circulação. Em conseqüência, permaneceu desconhecido nos países ocidentais por mais de 30 anos, até a sua descoberta por Martin Scorsese e Francis Ford Coppola.

Estrada

Segundo o Grupo Novo de Cinema e TV, que detém os direitos internacionais do filme, até setembro o documentário participou de dez festivais e já está confirmado para outros até o fim de 2005. Sua estréia mundial aconteceu em outubro do ano passado, no Festival de Documentários de Amsterdã, IDFA,.

Em janeiro deste ano, o filme teve o seu primeiro contato com o público americano no Sundance Film Festival, na "World Competition", quando foi aclamado pela crítica especializada e pelo público em geral. Já no Festival de Documentário de Chicago, levou o Prêmio da Imprensa Internacional e, logo depois, em Guadalajara (México) o Prêmio de Melhor Documentário.

Em outubro, o documentário estará no Festival de Torino e, simultaneamente, será lançado comercialmente em Roma. Já em novembro, será a vez do Reino Unido. O filme também poderá ser visto no Canal Plus da Polônia, na televisão da Finlândia, França e Coréia do Sul. Acordos para a distribuição na Argentina, Austrália, Nova Zelândia, México e Japão.

Leia mais
  • Documentário brasileiro faz renascer filme russo-cubano

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Soy Cuba - O Mamute Siberiano"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página