Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/10/2005 - 10h54

Publifolha faz dez anos com lançamentos de turismo, literatura e música

Publicidade

EDUARDO SIMÕES
da Folha de S.Paulo

A Publifolha, braço editorial do Grupo Folha, completa uma década neste ano e comemora com o lançamento de uma série de livros no segmento de turismo, mercado em que é líder nacional. A editora, que já publicou um total de 500 títulos e vendeu cerca de 4 milhões de exemplares, acaba de colocar nas prateleiras "As Cidades do Brasil - São Paulo", com textos de Marcelo Coelho e imagens de Tuca Vieira, respectivamente colunista e fotógrafo da Folha. E prepara, na mesma coleção, as edições para Brasília (assinada por Eliane Cantanhêde e Graça Seligman), Salvador (por Tom Zé e Eder Chiodetto) e Rio de Janeiro (por Ferreira Gullar e Claudia Jaguaribe).

E, em 2006, mais uma novidade para os viajantes: o primeiro guia para uma cidade brasileira da coleção Passo a Passo, dedicado ao Rio de Janeiro, e com textos em português e inglês.

Tuca Vieira/Folha Imagem
Foto da coleção "As Cidades do Brasil"
Foto da coleção "As Cidades do Brasil"
"O lançamento da série "As Cidades do Brasil" em 2005 comemora a consolidação da liderança da Publifolha em turismo. A área já vendeu mais de 800 mil exemplares", afirma Ana Busch, diretora da Publifolha.

Para Arthur Nestrovski, editor da Publifolha, a experiência da editora é única no mundo. "Fora publicações pontuais, nenhum outro jornal tem uma editora com esse porte e qualidade, ou que inventa seus próprios livros. O britânico "Guardian" não tem nem o francês "Le Monde" ou o alemão "Frankfurter Allgemeine"."

Letra e música

No mês que vem, a Publifolha põe no mercado mais dois produtos que marcam o crescente interesse da editora pela música popular brasileira. "Aquela Canção" reúne 12 contos inéditos, inspirados em canções tiradas de discos do catálogo da gravadora Biscoito Fino, reunidas em um CD encartado no livro. Entre as obras, o poema-conto "Vem", de Eucanaã Ferraz, baseado em "Carinhoso" (de Pixinguinha e João de Barro), "Bárbara no Inverno", de autoria de Milton Hatoum, inspirado em "Atrás da Porta" (de Chico Buarque), e "Duas Canções", assinado por Moacyr Scliar e baseado em "No Rancho Fundo" (clássico de Ary Barroso).

Depois, é a vez do novo volume da coleção Folha Explica, dedicado a Caetano Veloso e escrito por Guilherme Wisnik, mestre em história social pela USP.

"No Brasil, a bibliografia de crítica musical é pequena para a dimensão que a música ocupa na cultura do país. Daí a importância do lançamento, que demonstra como a ligação da editora com a MPB está ficando cada vez mais forte, apesar de não ter sido planejada", afirma Nestrovski, que no ano passado festejou o 60º aniversário de Chico Buarque "dedicando-lhe" um livro da coleção, escrito por Fernando de Barros e Silva, editor do caderno Brasil, da Folha.

Em março de 2006, a Publifolha tem programado os lançamentos do "Pequeno Dicionário de Filosofia Contemporânea", escrito por Oswaldo Giacóia Júnior, professor da Unicamp. E da "Antologia Comentada de Poesia Brasileira no Século 21", de autoria do crítico literário Manuel da Costa Pinto, colunista da Folha. O livro reúne mais de 60 autores, que publicaram poesia de 2000 até hoje.
"Para cada poeta, há de três a quatro poemas curtos, acompanhados de textos que comentam o poeta e a obra selecionada. É um retrato da poesia brasileira contemporânea, que pode ser aplicado ao ensino médio", diz Nestrovski.

Ainda na literatura, o editor destaca a coleção "101 Crônicas", que já reuniu textos de Contardo Calligaris, Danuza Leão e Carlos Heitor Cony publicados na Folha. O próximo título, programado para o segundo semestre de 2006, é dedicado ao cronista Rubem Braga e tem organização de Augusto Massi. Nestrovski conta que o título tem exigido uma garimpagem cuidadosa, para evitar a reedição de muitas crônicas já publicadas.

"As crônicas saíram nas publicações do Grupo Folha, onde ele trabalhou por mais de 15 anos. A maioria dela é inédita em livro", diz o editor.

Leia mais
  • Publifolha nasceu voltada para o turismo
  • "As Cidades do Brasil" registra detalhes da cidade grande

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Publifolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página