Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2005 - 20h09

"O Jardineiro Fiel" abre Festival de Cinema de Londres

Publicidade

da France Presse, em Londres

Mais de 300 longas, curtas e documentários de 60 países, entre eles Argentina, Cuba e México, serão exibidos no Festival de Cinema de Londres, que começará na quarta-feira com a apresentação do filme "O Jardineiro Fiel", do cineasta brasileiro Fernando Meirelles.

A presença do Brasil não se limita a Meirelles: também serão exibidos "Cidade Baixa", de Sérgio Machado, "Estamira", de Marcos Prado, e "Quase dois Irmãos", de Lúcia Murat.

A mostra, que terminará em 3 de novembro, contará com a presença do ator mexicano Gael García Bernal, que atualmente vive e estuda em Londres e que esteve em cartaz há alguns meses nas salas londrinas com o filme "Bodas de Sangue", de Federico García Lorca.

García Bernal, cujo primeiro filme em inglês, "The King" --dirigido por James Marsh e co-protagonizado por John Hurt--, será exibido no festival, participará de um debate com o público e os ingressos se esgotaram assim que foram postos à venda, informaram os organizadores do Festival.

Concorrentes

O filme dirigido de Meirelles, diretor de "Cidade de Deus", é estrelado por Ralph Fiennes e Rachel Weisz. O longa, que foi rodado na África e estreou no último Festival de Veneza, é baseado no livro homônimo do britânico John Le Carré.

O México estará presente na mostra não competitiva com o filme "Noticias Lejanas", de Ricardo Benet, e "Sangre", dirigido por Amat Escalante, uma co-produção de México e França.

O cinema argentino --um dos que mais despertam expectativas na Europa-- será representado por "Como Pasan las Horas", dirigido por Inés de Oliveira Cézar (2005) e "Vida de Falcón", de Jorge Gaggero.

Também serão exibidos "Géminis", uma co-produção franco-argentina sob a direção de Albertina Carri, e "No tan nuestras", de Raniro Longo.

A longa lista do festival, que celebra no próximo ano seu 50º aniversário, inclui "Viva Cuba", uma co-produção de Cuba e França dirigida por Juan Carlos Cremata (2005).

A Espanha estará presente com quatro filmes: "Tapas", de José Corbacho e Juan Cruz; "Sud Express", de Chema de la Peña e Gabriel Velázquez; "El cielo gira", de Mercedes Alvarez, e "Aislados", de David Marqués.

A mostra --que apresenta cerca de 130 filmes britânicos, assim como filmes de França, África do Sul, Suécia, Coréia do Sul, China, Austrália e Japão--, será encerrada com a exibição de "Good Night, and Good Luck", do diretor do americano George Clooney.

A mostra inclui também uma seção especial de clássicos, como o chileno "El Husar de la Muerte" (1925), de Pedro Sienna, e o mexicano "Os Esquecidos" (1950), de Luis Buñuel.

Leia mais
  • "Jardineiro Fiel" segue na lista dos 10 filmes mais vistos nos EUA
  • "O Jardineiro Fiel", de Meirelles, é aclamado em Veneza
  • Após "Cidade de Deus", Fernando Meirelles faz sucesso com novo filme

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "O Jardineiro Fiel"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página