Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/11/2005 - 12h38

Harry Potter pode "salvar" Hollywood

Publicidade

da Folha Online

Em um ano de queda nas bilheterias dos filmes de Hollywood, a esperança da indústria cinematográfica norte-americana para estas férias reside em um garoto de óculos de 14 anos. "Harry Potter e o Cálice de Fogo", quarto filme da saga que arrastou multidões aos cinemas, chega nesta sexta-feira aos Estados Unidos e à Inglaterra e no dia 25 às salas brasileiras.

Divulgação
Filme estréia dia 25 no Brasil
Filme estréia dia 25 no Brasil
Não é segredo que as bilheterias em 2005 registraram cifras menores do que nos anos anteriores --a queda foi de pelo menos 6% em relação a 2004 nos Estados Unidos. Neste fim de ano, os principais estúdios estão apostando nos chamados filmes de fantasia, como "Harry Potter e o Cálice de Fogo", de Mike Newell, "As Crônicas de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas", de Andrew Adamson, e "King Kong", refilmagem de Peter Jackson (da trilogia "O Senhor dos Anéis") para o clássico de 1933.

"A pressão é forte", disse Paul Dergarabedian, presidente da Exhibitor Relations (que contabiliza as bilheterias nos EUA), à agência de notícias Reuters. As férias de fim de ano no hemisfério norte compreendem a segunda época mais rentável para a indústria cinematográfica (só perdem para as férias de verão por lá, no meio do ano).

Hollywood faz a contagem regressiva para que "Harry Potter" comece a gerar altas somas de dinheiro, especialmente em dezembro. Os primeiros três filmes da série arrecadaram mais de US$ 2,6 bilhões no mundo.

Liberdade

O diretor Mike Newell prometeu novidades para este filme. "Os produtores me deram muita liberdade", disse ele à Reuters, acrescentando que a história é "uma mistura de filmes infantil e adulto".

Divulgação
Potter já é adolescente
Potter já é adolescente
Baseado no quarto volume da série de livros escritos pela autora britânica J.K. Rowling (que vendeu mais de 300 milhões de exemplares em 63 idiomas), o filme mostra Harry vivendo pela primeira vez as atribulações do amor: seus titubeios e dificuldades para conquistar sua primeira namorada, a estudante chinesa Cho Chang, interpretada pela atriz Katie Leung.

No novo filme, Harry se defronta pela primeira vez não só com o amor, mas com a morte, com um dramático confronto com seu inimigo Lorde Voldermort, interpretado pelo ator britânico Ralph Fiennes.

Esta é a primeira vez que Voldermort e Harry se enfrentam, 13 anos depois de ter assassinado os pais do jovem aprendiz de feiticeiro. O dramático confronto, ajudado por efeitos especiais, é o ponto alto da trama.

No Brasil, as redes Severiano Ribeiro e UCI realizam a venda antecipada de ingressos para o filme.

Leia mais
  • Novo Harry Potter estréia em Londres
  • "Sempre serei Harry Potter", diz Radcliffe

    Especial
  • Veja a coleção oficial de personagens de "Harry Potter e o Cálice de Fogo"
  • Veja galeria de fotos do novo filme de "Harry Potter"
  • Leia o que já foi publicado sobre o novo filme de "Harry Potter"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página