Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2006 - 19h55

"Jardineiro Fiel" disputa 3 prêmios no Globo de Ouro

Publicidade

da France Presse, em Beverly Hills

"O Jardineiro Fiel", de Fernando Meirelles, tem três indicações ao Globo de Ouro, cuja 63ª cerimônia de entrega será celebrada nesta segunda-feira, em Los Angeles, e cujos prêmios --considerados uma prévia do Oscar-- são concedidos pela imprensa estrangeira de Hollywood.

Com sete indicações, o romance homossexual "O Segredo de Brokeback Mountain" terá sua primeira prova de fogo antes do Oscar, em uma noite dominada pelo cinema independente.

Segundo apostas da imprensa especializada, "Boa Noite e Boa Sorte", filme produzido, dirigido e protagonizado por George Clooney, sobre o confronto, nos anos 50, entre o jornalista de televisão americano Ed Murrow e o senador Joseph McCarthy, instigador da caça às bruxas contra os comunistas, aparece como o grande concorrente da história de caubóis homossexuais, dirigida pelo taiwanês Ang Lee.

A cerimônia deste ano, com mais de 2.000 convidados, que em duas horas se propõe a entregar os prêmios aos ganhadores das 24 categorias, prestará homenagem à longa carreira do ator britânico-americano Anthony Hopkins, com o prêmio Cecil B. DeMille.

Favoritos

O celebrado longa-metragem sobre o romance entre dois vaqueiros, interpretados por Jake Gyllenhaal e Heath Ledger, este último indicado ao Globo de Ouro de melhor ator, disputará o prêmio de melhor filme com concorrentes de peso: "O Jardineiro Fiel", do brasileiro Fernando Meirelles, "Match Point", de Woody Allen, "Boa Noite e Boa Sorte", segundo filme de George Clooney na direção, e "A History of Violence", de David Cronenberg.

Para as cifras astronômicas que a indústria hollywoodiana investe no cinema, estes cinco filmes são considerados de baixo orçamento, com um custo médio de US$ 30 milhões.

O Globo de Ouro, considerado o vaticínio mais importante do veredicto final ditado no Oscar, em 5 de março, tem categorias dedicadas a dramas e comédias ou musicais.

Dentro da categoria de atores dramáticos, o australiano Heath Ledger competirá com outro grande favorito, Philip Seymour Hoffman ("Capote"), e também com Russell Crowe ("Cinderella Man - A Busca pela Esperança"), David Strathairn ("Boa Noite e Boa Sorte") e Terrence Howard ("Hustle & Flow").

Para a categoria feminina, Felicity Huffman é a grande favorita da noite por sua atuação em "Transamerica" (também é indicada por "Desperate Housewives"), Gwyneth Paltrow por "Proof", Charlize Theron por "North Country", e Ziyi Zhang por "Memórias de uma Gueixa".

Na categoria melhor comédia ou musical, todas as fichas estão com "Walk the Line", filme sobre a vida do cantor Johnny Cash, protagonizado por Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon, ambos indicados a melhor ator e atriz nessa categoria. Seus concorrentes são "Os Produtores", "Orgulho e Preconceito", "Mrs. Henderson Present" e "The Squid and the Whale".

Entre os filmes estrangeiros, os candidatos são Kung Fu Hustle (China), Master of the Crimson Armor (China), Joyeux Noel (França), Paradise Now (Palestina) e Tsotsi (África do Sul).

Além de premiar o cinema, o Globo de Ouro também consagra as produções da televisão. Este ano, a série de sucesso "Desperate Housewives" é a recordista em indicações, com cinco: a de melhor comédia e quatro apenas de melhor atriz de comédia para as talentosas protagonistas - Marcia Cross, Teri Hatcher, Felicity Huffman e Eva Longoria.

Leia mais
  • SBT transmite Globo de Ouro ao vivo nesta segunda
  • Exibição de western gay é cancelada nos EUA
  • "O Jardineiro Fiel" concorre no SAG Awards

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Globo de Ouro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página