Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2006 - 19h59

Peça de Clarice Lispector fica em cartaz até domingo

Publicidade

da Folha Online

"A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos", único texto teatral de Clarice Lispector, fica em cartaz em São Paulo até dia 29 de janeiro, no Teatro Sérgio Cardoso, em celebração aos 85 anos de nascimento da escritora. A peça, produzida por Nicole Algranti, sobrinha-neta de Clarice, já passou pelo Rio de Janeiro.

Escrita em 1948, o espetáculo tem no elenco 13 atores, dirigidos agora por Juliana Carneiro da Cunha --o diretor José Antônio Garcia morreu no último dia 22 de dezembro. Cenografia e direção de arte são assinadas por Nivaldo Vitorino.

Em sua correspondência com Fernando Sabino, Clarice faz alusão a essa peça: "comecei a fazer uma "cena" ( não sei dar o nome verdadeiro ou técnico); uma cena antiga tipo tragédia, com coro, sacerdote, povo, esposo, amante,... (...) Mas você não imagina o prazer...(...) O verdadeiro título dessa grande tragédia em um ato, seria para mim 'divertimento', no sentido mais velhinho dessa palavra."

A peça só foi editada em 1964 na primeira edição do livro "A Legião Estrangeira", por isso pouco conhecida do público. Somente em 2005 reeditada no livro "Em Outros Escritos", coletânea organizada por Teresa Montero e Lícia Manzo.

A montagem utiliza um tom alegórico para explorar os papéis do poder e o desejo na estrutura social. O texto oferece muitos exemplos dos temas mais característicos de Clarice Lispector, o fracasso da linguagem, o silêncio, o isolamento humano e demonstra uma aguda consciência política que lida com a injustiça que marca a condição da mulher na sociedade humana.

A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos
Quando: Até 29 de janeiro. Às 21h30 (sexta), 21h (sábado) e 19h (domingo)
Quanto: R$ 20
Onde: Teatro Sérgio Cardoso (rua Rui Barbosa, 153 Bela Vista. Tel.: 0/x/11/3288-0136)

Leia mais
  • Morre diretor José Antonio Garcia

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Clarice Lispector
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página