Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/02/2006 - 17h23

Bósnio "Grbavica" ganha Urso de Ouro em Berlim

Publicidade

da Efe, em Berlim
com Folha Online

O filme bósnio "Grbavica", de Jasmila Zbanic, sobre os horrores sofridos por milhares de mulheres estupradas durante a guerra dos Bálcãs, ganhou hoje o Urso de Ouro da Festival de Berlim. A dinamarquesa "En Soap", de Pernille Fischer Christensen, e a iraniana "Offside", de Jafar Panahi, levaram o Grande Prêmio do Júri.

O Urso de prata para melhor diretor foi para Michael Winterbottom, por "The Road to Guantanamo", o de melhor ator foi para Moritz Bleibtreu, por "++Elementarteilchen++", e o de melhor atriz para Sandra Hüller, por "Requiem", sobre uma jovem que morre depois de um exorcismo.

O filme ganhador do Urso de Ouro conta a história de uma mãe confrontada com os demônios de seu passado em Sarajevo, depois da guerra. "Agradeço ao júri por ter convidado um filme de pequeno orçamento proveniente de um pequeno país", declarou a jovem cineasta de 31 anos.

"Vou aproveitar esta oportunidade para recordar que os criminosos de guerra (o ex-chefe militar dos sérvios-bósnios Ratko) Mladic e (Radovan) Karadzic até agora não foram capturados e foram eles que organizaram os estupros coletivos", acrescentou Zbanic.

Para seu primeiro longa, Jasmila Zbanic escolheu um fato da história recente de seu país, relatando-a por intermédio de Esma, que cria sua filha Sara no bairro de Grbavica. Sara ignora que é fruto de um estupro cometido contra sua mãe por um soldado sérvio e, ao contrário, pensa que é filha de um combatente bósnio morto heroicamente na frente de batalha.

O filme dos premiados Michael Winterbottom e Matt Whitecross, "The road to Guantánamo", chama a atenção para os custos morais da guerra contra o terrorismo internacional travada pelos Estados Unidos e relata a história real de três muçulmanos britânicos que vão a um casamento no Paquistão, são detidos no Afeganistão pelas forças americanas e interrogados e torturados pelos serviços secretos americanos e britânicos na prisão americana em Cuba.

Leia mais
  • Robert Altman recebe prêmio do público na Berlinale

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Festival de Berlim
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página