Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/02/2006 - 12h35

Sex Pistols vai boicotar "hall da fama"

Publicidade

da Folha Online

A banda britânica Sex Pistols vai boicotar o hall da fama do rock and roll faltando à cerimônia marcada para o dia 13 de março, informou hoje o "New York Times". "Não somos seus macacos", divulgou o legendário grupo punk, que xingou a homenagem ("mancha de urina").

21.ago.2003/Reuters
"Joazinho Podre" barbariza como nos tempos do punk
"Joazinho Podre" barbariza como nos tempos do punk
Leia o comunicado escrito à mão e publicado no site do vocalista Johnny Rotten (Joãzinho Podre, nome verdadeiro: John Lydon). Comente no fórum de bandas a atitude do grupo.

O evento será no hotel Waldorf Astoria, em NY. Além da banda, também serão incluídos no chamado "Rock and Roll Hall of Fame" os grupos Black Sabbath (berço de Ozzy Osbourne), Blondie, Lynyrd Skynyrd e o músico Miles Davis (1926-1991).

Informada sobre o comunicado furioso da banda, a diretora da fundação responsável pelo hall da fama, Susan Evans, comentou: "Eles estão apenas agindo como punks escandalosos que são. Isso é rock and roll."

Museu do rock

Receberá prêmio pelo conjunto da obra a dupla Herb Alpert e Jerry Moss, que fundou a A&M Records em 1962. O selo lançou um single dos Pistols. Em 89, foi comprada pela PolyGram, que se fundiu com a Universal Music.

Os artistas estão aptos a serem eleitos para o hall da fama depois de 25 anos do lançamento do primeiro disco. Em votação, cerca de 700 músicos, profissionais da indústria e jornalistas escolhem os homenageados.

Sediado em Cleveland (Ohio), o hall da fama do rock and hall possui um museu que exibe objetos dos artistas. Em novembro de 2005, houve o anúncio dos nomes escolhidos. Será a 21ª cerimônia da fundação.

Símbolo de transgressão

Os Pistols explodiram em um show em 1975, em Londres, dando o primeiro pontapé --com o perdão do trocadilho-- no movimento punk. "God Save the Queen" (maio de 1977) and "Pretty Vacant" (julho de 1977) marcaram época e influenciaram diversas gerações. Em 28 de outubro de 1977, saiu o 1º álbum ("Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols").

O single "God Save the Queen" chocou a Inglaterra, que comemorava o jubileu de prata da rainha, e virou hino punk, banido das rádios. A capa trazia ilustração de sua majestade com um alfinete atravessado no lábio.

Fizeram parte da banda Johnny Rotten (vocalista), Steve Jones (guitarrista), Glen Matlock (baixista), Paul Cook (baterista) e Sid Vicious (1957-1979), que substituiu em 1977 Matlock, expulso por gostar demais dos Beatles, segundo reza a lenda.

Em 2002, o grupo relançou "God Save the Queen" para coincidir com o jubileu de ouro da rainha. Os Pistols voltaram a se reunir em 2003. Eles já foram finalistas outras vezes para entrar no hall da fama, mas sempre ficavam de fora, enquanto outros grupos de sua época, como Clash, Police e Talking Heads, receberam antes essa homenagem.

Leia mais
  • Vocalista do Sex Pistols chama Lady Di de "prostituta"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a banda Sex Pistols
  • Consulte o dicionário de bandas dos anos 00

    Sites relacionados
  • Visite o hall da fama do rock and roll
  • Visite o site da banda britânica
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página