Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/02/2006 - 17h29

iPod cria guerra em "Lost" e "Desperate Housewives"

Publicidade

da Folha Online

Os sindicatos de atores e de roteiristas nos EUA declararam guerra à venda de episódios de "Lost" e "Desperate Housewives" para exibição via iPod, famoso tocador de música da Apple que incorporou a função de vídeo em sua última versão.

AP Photo/Paul Sakuma
Novo iPod permite ver "Desperate Housewives"
Novo iPod permite ver "Desperate Housewives"
O argumento dos sindicatos é que atores e roteiristas perdem dinheiro com a fórmula de remuneração dessas categorias adotada pela ABC, rede que transmite as duas séries de sucesso na TV norte-americana, informa a revista especializada "Broadcasting & Cable". Os sindicados pressionam a ABC a rever os valores pagos aos profissionais.

Atualmente, para compensar pelo uso de seu trabalho e imagem, elenco e autores dos textos dos dois seriados recebem uma remuneração extra pela venda dos episódios em DVD e em formato para iPod. Os sindicatos defendem a adoção de uma taxa maior por cada "download" feito para exibição dos episódios via iPod.

A "guerra" entre as entidades e a ABC eclodiu ontem (27) com a divulgação de críticas e ameaças. A Screen Actors Guild (SAG, Sindicato de Atores de Cinema e TV) disse que a ABC "violou" acordos coletivos e que a entidade não foi consultada sobre o novo negócio.

Divulgação
"Desperate Housewives" sofre ameaça de boicote
"Desperate Housewives" sofre ameaça de boicote
A Writers Guild of America (WGA, Sindicato dos Roteiristas) chamou a decisão da ABC de vender episódios via iPod de "unilateral", "inaceitável", um "insulto aos nossos membros" e informou que vai "agressivamente" recorrer a todos os meios legais disponíveis.

Nas entrelinhas, as entidades sindicais insinuam que vão trabalhar por um movimento de greve a partir de 2007, quando começam a vencer os atuais contratos das categorias.

Divulgação
"Lost" faz ABC criar nova série de ficção científica
"Lost" faz ABC criar nova série de ficção científica
A revolta dos sindicatos foi detonada após o anúncio do novo negócio pela ABC, no final do ano passado. A rede de TV informou aos sindicatos sua intenção de pagar atores e roteiros uma taxa baseada na fórmula do videocassete ("home video"). Mas os sindicatos dizem que essa fórmula não se aplica ao iPod, uma nova plataforma de distribuição de conteúdo.

Os sindicatos explicam que as taxas de remuneração do "home video" são bem menores do que as aplicadas pelo modelo da TV paga. Eles lembram que a fórmula do "home video" foi elaborado nos anos 80, antes da explosão desse mercado, quando os custos de distribuição e marketing eram bem maiores, tornando hoje esse modelo obsoleto.

Outro lado

A rede ABC divulgou uma nota para comentar os ataques dos sindicatos de atores e roteiristas sobre as taxas residuais de remuneração dessas categorias no caso da venda de episódios para exibição em aparelhos da marca iPod.

"Nós temos um grande respeito pelos sindicatos e a contribuição de seus membros. A única questão aqui é o que os acordos existentes estipulam. Acreditamos que as taxas por vendas residuais e os downloads dos programas para o iPod são condizentes com a fórmula do home vídeo. Se os sindicatos têm um ponto-de-vista diferente, eles têm o direito de contestar as decisões da companhia antes de recorrer a um árbitro neutro. No final das contas, isso é simplesmente uma disputa sobre como interpretar uma cláusula fixada nos acordos, que trazem argumentos para resolver esta disputa."

Leia mais
  • Argentina produz "Desperate Housewives" em abril
  • Livro misterioso de "Lost" será lançado em maio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Lost"
  • Leia o que já foi publicado sobre "Desperate Housewives"
  • Leia o que já foi publicado sobre iPod
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página