Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2006 - 01h40

Ang Lee leva Oscar de direção; "Crash" é melhor filme

Publicidade

da Folha Online

Vencedor dos principais prêmios de cinema mundo afora, "O Segredo de Brokeback Mountain" deu a Ang Lee também o Oscar de melhor diretor.

Ao subir ao palco, o cineasta afirmou que o longa-metragem que narra a relação homossexual de dois caubóis não fala de um tipo de amor específico. "É sobre a grandeza do amor em si", discursou Lee.

AP Photo
Ang Lee foi premiado melhor diretor
Ang Lee foi premiado melhor diretor
O diretor lembrou ainda as circunstâncias em que o filme foi produzido. "Fiz este filme após a morte de meu pai. É para ele."

Apesar de ser a grande aposta do Oscar, com oito indicações, "O Segredo de Brokeback Mountain" levou apenas três prêmios --além de direção, melhor trilha sonora (Gustavo Santaolalla, também de "Diários de Motocicleta") e melhor roteiro adaptado (Larry McMurtry e Diana Ossana).

Já a principal estatueta da noite, a de melhor filme, foi para um longa-metragem considerado um azarão: "Crash - No Limite", de Paul Haggis. O diretor apresentou problemas de saúde durante a realização do filme. A produção havia recebido seis indicações.

Pela primeira vez em 25 anos, as categorias de melhor filme e melhor diretor tiveram exatamente os mesmos indicados: "Brokeback Mountain", 'Capote", "Boa Noite e Boa Sorte", "Crash - No Limite" e "Munique", de Steven Spielberg --este último, o mais caro deles (com orçamento de US$ 75 milhões) e com cinco indicações, não levou nenhum Oscar.

Leia mais
  • Oscar premia Seymour Hoffman e Reese Witherspoon
  • "O Jardineiro Fiel" dá Oscar a Rachel Weisz
  • "King Kong" e "Wallace e Gromit" levam estatuetas
  • Oscar começa com piada sobre gay; Clooney leva prêmio

    Especial
  • Veja a cobertura completa do 78º Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página