Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/03/2006 - 16h59

SBT encerra consultoria com mexicano

Publicidade

da Folha Online

O SBT anunciou hoje o fim do contrato de consultoria estratégica com a Mercury Development. Desde 2004, o executivo mexicano Eugênio Lopez Negrete (ex-Televisa) tentava ajudar a emissora de Silvio Santos a "arrumar a casa", mas a gestão dele, na prática um vice-presidente do canal, gerava insatisfações.

Atualmente, a Record ameaça a vice-liderança do SBT no Ibope. No mês passado, o SBT contratou o jornalista e crítico de televisão Ricardo Valladares (ex-"Veja"), que passa neste mês a fazer parte do quadro de conselheiros da emissora. Também foi fisgado Herval Rossano, que já trabalhou na Globo, Record e Band, e virou o novo diretor responsável pelo núcleo de teledramaturgia da emissora.

Para rebater argumentos de que a gestão do mexicano era considerada insatisfatória, a assessoria do SBT divulgou que a emissora teve um lucro aproximado de R$ 60 milhões em 2005 e registrou um crescimento de 19%. O número é apenas uma estimativa, não passou ainda por auditoria. O SBT não deu detalhes sobre seu balanço oficial.

"O trabalho de consultoria permitiu ao SBT reestruturar diversas aéreas da empresa, contribuindo para a geração de lucro no ano de 2005", cita nota enviada à imprensa.

O prazo de encerramento do contrato já estava previsto. Mas a Mercury Development ainda negocia com o grupo Silvio Santos representar os interesses de suas empresas fora do Brasil, informa a nota.

Negrete era ex-diretor-geral da Televisa Internacional, considerada a maior exportadora mundial de telenovelas. Ele chegou a ser descrito como "manda-chuva" da emissora, ocupando sala de vice-presidente.

Sua chegada ao SBT em 2004 fez ressurgir o boato de que a emissora estaria à venda. Essas especulações circulavam desde 1998, devido a diversas reformas na administração do SBT.

A Televisa, parceira antiga do SBT em programação, era apontada como candidata à posse do canal, embora se soubesse do impedimento constitucional à entrada de estrangeiros no mercado brasileiro de telecomunicações.

Leia mais
  • SBT reage ao crescimento da Record
  • SBT contrata Herval Rossano para teledramaturgia
  • Silvio Santos contrata crítico de TV para conselho do SBT

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o SBT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página