Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/04/2006 - 12h50

Artista cria polêmica estátua de Kate Moss

Publicidade

da Ansa, em Londres
com Folha Online

O polêmico artista britânico Marc Quinn concluiu mais uma estátua, desta vez com o rosto da modelo Kate Moss. A obra a mostra sentada numa posição de ioga e foi inspirada na deusa grega Afrodite.

Quinn, que já fez uma obra retratando a cabeça da modelo, já havia feito também, em 2004, uma obra muito criticada na praça Trafalgar Square, de Londres, em homenagem a uma mulher que nasceu sem braços e com pernas muito curtas e que é representada grávida na obra.

Divulgação
Obra de Marc Quinn inspirada em Kate Moss
Obra de Marc Quinn inspirada em Kate Moss
A escultura de Moss, chamada "The Sphinx" (A Esfinge), foi inspirada na modelo de 32 anos "porque ela é uma versão contemporânea da esfinge". "Ela é um mistério. Deve haver algo nela que conecta com o inconsciente coletivo, para que seja tão mencionada e tenha o espírito da época", explicou o artista.

A escultura mostra Kate em uma postura ao estilo ioga, com as pernas cruzadas sobre os ombros. "Fiz alguns testes de escultura com ela no passado, mas agora tomamos mais medidas e fotos. Com estas informações, esculpi o corpo de Kate nesta pose, este é seu corpo e suas proporções", acrescentou.

A escultura de bronze pintada em branco será exibida neste mês em una galeria da Holanda.

Moss, ex-namorada do músico da banda BabyShambles, Pete Doherty, foi protagonista em setembro do ano passado de uma polêmica internacional, ao ser fotografada por um jornal britânico consumindo cocaína em um estúdio de gravação de Londres.

Após a publicação das imagens, a modelo perdeu inúmeros contratos milionários e decidiu abandonar a Inglaterra por vários meses, até retornar em fevereiro passado ao país, quando foi interrogada pela Scotland Yard pelo caso do consumo de drogas.

Apesar de seus problemas e da constante atenção da imprensa, a modelo conseguiu assinar novos contratos, pelos quais chega a cobrar até US$ 10 milhões.

Leia mais
  • Kate Moss assina contrato com a Nikon
  • Kate Moss fecha contrato com Calvin Klein
  • Morrissey ataca ex-Smiths e Kate Moss em entrevista
  • CD do Babyshambles tem "apoio" de Kate Moss; ouça

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Kate Moss
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página