Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2006 - 23h59

Parada gay espera reunir 2 milhões neste sábado

Publicidade

da Folha Online

A 10ª Parada do Orgulho GLBT de São Paulo sai do Masp, neste sábado, às 14h, carregando o lema "Homofobia É Crime". A concentração começa ao meio-dia. Segundo a organização, o evento deve reunir 2 milhões de pessoas. A previsão do tempo aponta que o céu estará nublado e com chuviscos durante o dia. A temperatura mínima pode chegar a 14ºC.

A Copa do Mundo deve reduzir a multidão da 10ª parada gay de São Paulo. Neste ano o desfile foi transferido para o sábado, já que o Brasil joga contra a Austrália no domingo.

Neste ano, há diversas restrições ao evento: a avenida tem de estar livre antes das 20h. Além disso, os organizadores têm de proteger com tapumes os acessos às estações de metrô e cuidar da limpeza da área, sob pena de pagar multa de R$ 30 mil.

O número previsto representa uma queda de 20% na comparação com o ano passado (a organização da parada contou 2,5 mi, mas a PM citou 1,8 mi). Mesmo com multidão menor, organizadores esperam manter o título de maior parada gay do mundo.

Em segundo lugar no ranking mundial, está a parada do orgulho gay de San Francisco (EUA), que será realizada no dia 25 deste mês. Por lá, o evento já chegou a registrar público de 1 milhão de pessoas. No Brasil, a multidão também é formada por muitos heterossexuais, como pais acompanhados de crianças.

A parada gay começou com o lema "Somos muitos, estamos em todas as profissões", quando 2 mil pessoas participaram do desfile. Após o desfile de São Paulo, as maiores são as de São Francisco (EUA), Toronto (Canadá), Madri (Espanha) e Paris (França).

Leia mais
  • Medo do PCC vai prejudicar parada gay, diz organização
  • "Homofobia é crime" vira tema de 10 anos da parada gay de SP
  • "Gay Day" volta ao Hopi Hari e muda para domingo
  • Confira a programação da semana da parada gay

    Especial
  • Leia a cobertura completa da parada gay de SP
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página