Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2006 - 18h02

Militar mostrado no documentário "Fahrenheit" morre no Iraque

Publicidade

da Folha Online

O sargento Raymond J. Plouhar, 30, da Marinha norte-americana, morreu vítima de um bombardeio no Iraque na última segunda-feira (26). O militar apareceu no documentário "Fahrenheit - 11 de Setembro" (2004), de Michael Moore.

De acordo com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Plouhar sofreu ferimentos graves durante o bombardeio, ocorrido enquanto ele comandava operações de combate na província de Al Anbar [região sunita rebelde no oeste do país].

Lotado em Camp Pendleton (Califórnia), o militar passou quatro anos fora de atividades de combate após ter doado um de seus rins para um tio. Durante esse tempo, ele atuou como recrutador --no documentário, ele aparece abordando jovens no estacionamento de um shopping.

"Fahrenheit" ganhou a Palma de Ouro em Cannes e foi o documentário mais assistido nos Estados Unidos em todos os tempos. No bem-humorado troféu Framboesa de Ouro, que premia os piores atores do cinema, o filme levou o júri a eleger o presidente George W. Bush o pior ator, a cantora Britney Spears a pior atriz coadjuvante, o secretário de Defesa Donald Rumsfeld o pior ator coadjuvante, e Bush e a secretária de Estado Condoleezza Rice a pior dupla.

Segundo o pai de Plouhar, o militar não sabia que o filme seria uma crítica ao governo do presidente Bush. "Estou orgulhoso por meu filho querer proteger a liberdade deste país, concordemos com a guerra ou não", afirmou o pai em reportagem da agência de notícias Associated Press, que não divulgou seu nome.

Plouhar cresceu em Lake Orion, ao norte de Detroit, e vivia no Arizona. Ele deixa mulher e dois filhos.

Leia mais
  • Militar processa Michael Moore pelo filme "Fahrenheit"
  • Ataques de 11 de setembro chegam ao cinema

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Fahrenheit"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página