Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 19h56

Oscar reduz convites para novos membros

Publicidade

da France Presse, em Washington

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta quarta-feira que enviará convites a 120 astros e diretores de cinema sob regras mais estritas para novos membros.

A lista inclui os atores australiano Heath Ledger e americanos Jake Gyllenhaal e Amy Adams, de "O Segredo de Brokeback Mountain", e a atriz-prodígio Dakota Fanning, de 12 anos, convidada por seu papel ao lado de Tom Cruise na refilmagem "Guerra dos Mundos", dirigido por Steven Spielberg.

"Dois anos atrás a Academia decidiu conter o aumento de membros e se tornar mais seletiva na escolha de membros", disse o presidente da Academia, Sid Ganis, em um comunicado.

"Ao invés de convidar toda a pessoa apresentada que tenha atingido o mínimo de qualificações em sua área, os comitês de sócios estão selecionando os nomes mais excepcionalmente qualificados na lista", acrescentou.

A Academia é dominada por americanos, mas também conta com cineastas de 36 países. O diretor e roteirista francês Jean-Claude Carriere é um dos mais proeminentes estrangeiros na lista deste ano.

Se todos os 120 convidados ingressarem, a Academia contará com 5.895 membros votantes para escolher os ganhadores dos Oscar 2007, informou a porta-voz Leslie Unger.

Leia mais
  • Academia norte-americana divulga mudanças para 79º Oscar
  • Confira os vencedores do Oscar 2006
  • Academia norte-americana divulga datas do Oscar 2007
  • "Crash" sai consagrado; "Brokeback" leva três Oscars

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Oscar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página