Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2006 - 18h24

Encenada em banheiro, peça questiona limites da ética

Publicidade

da Folha Online

A primeira montagem brasileira de um texto do autor teatro americano Christopher Welzenbach, que recebeu o nome de "Pente Fino" por aqui, surpreende por um cenário inusitado: o banheiro do teatro. A montagem, que discute quando as ambições pessoais vão de encontro a valores éticos, estréia no dia 4 de agosto (no banheiro masculino do Teatro Renaissance), às 21h45.

Sob direção de Roberto Lage, a peça é um projeto da Cia. Bravos Atores com tradução de Luciana Rossi, também responsável pela adaptação ao lado de Daniel Gaggini. Em cena estão os atores Daniel Gaggini, Rafael Primo, Mário Kondor, Luiz Baccelli e Elvis Shelton.

Divulgação
Peça "Pente Fino", de dramaturgo americano Welzenbach, discute limites da ética
Peça "Pente Fino", de dramaturgo americano Welzenbach, discute limites da ética
O texto original intitula-se "Downsize" --uma referência ao Downsizing, programa adotado por algumas empresas americanas para reduzir o número de funcionários e diminuir custos. Do texto em inglês, que situa claramente os personagens no universo dos executivos, a adaptação optou por situá-los em um ambiente indefinido. Se mantém, porém, a idéia de "filtro", de remoção do que não é desejado.

O cenário levou à redução do público para 30 espectadores. A platéia vai testemunhar, anonimamente, uma trama planejada por cinco homens que usam o banheirocomo sala de reunião. Algo que pode resultar em promoção, demissão e/ou prisão está por ser descoberto.

Na história, o inesperado acontece: as operações ilegais, nas quais se envolveram, podem ser reveladas a qualquer instante. Resta saber quem sairá ileso e quem levará toda a culpa. O que parecia amizade ou companheirismo se torna uma frágil aliança, que qualquer um pode romper para salvar a própria pele.

O autor

"Downsize" é o primeiro texto teatral do dramaturgo norte-americano Christopher Welzenbach, natural de Chicago, Illinois, EUA. Em 2002, tornou-se membro da Walkabout Theater Company, uma cooperativa de autores, atores e diretores, cujo objetivo é descobrir novas linguagens e novos espaços para o fazer teatral. Atualmente, seu segundo texto, intitulado "Smokers", está em fase de produção nos Estados Unidos e na Argentina.

O espetáculo de estréia foi encenado, entre 2003 e 2004, em diversos banheiros dos Estados Unidos, entre eles o do Museum of Contemporary Art (Chicago). Em 2005, o argentino Jorge Sabaté faz a tradução e adaptação do texto para o espanhol e encenou "Reducción" no banheiro do MALBA (Museu de Arte Latino-americana da Argentina).

PENTE FINO
Quando: Estréia 4 de agosto (sexta-feira), às 21h45. Temporada: sexta (21h45), sábado (21h15) e domingo (18h15). Até 30/09.
Onde: Teatro Renaissance - WC Masculino (al. Santos, 2233 - Jardim Paulista, São Paulo. Tel: 0/xx/11/3188-4141)
Quanto: R$ 40
Saiba mais: www.wcpentefino.com.br

Leia mais
  • Peça francesa "Aberrações de um Bibliotecário" estréia em SP
  • Atriz Esther Góes debate Sócrates e o teatro no CCBB

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre peças em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página