Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2006 - 12h05

Madonna chega à Rússia para seu show mais polêmico

Publicidade

IGNACIO ORTEGA
da Efe, em Moscou

A cantora Madonna, 48, chegou nesta segunda a Moscou, onde acontecerá seu polêmico show rejeitado por católicos e ortodoxos. Os organizadores do espetáculo esperam que seja o melhor da turnê mundial de apresentação de seu último disco, "Confessions on a Dance Floor".

Enquanto a Igreja Ortodoxa russa (IOR) e os católicos pediram a seus fiéis que boicotem o espetáculo, o promotor da viagem, Arthur Fogel, disse que "Madonna está com muita vontade de subir ao palco em Moscou e que mostrar tudo do que é capaz. Será o melhor show da turnê."

A chegada de Madonna à Rússia foi atribulada, devido às supostas ameaças das quais foi vítima por parte da máfia do país e às ferozes críticas dos fundamentalistas ortodoxos.

Segundo a imprensa britânica, a máfia russa ameaçou seqüestrar os filhos de Madonna se ela realizasse seu show em Moscou, embora a polícia local tenha minimizado tais ameaças.

Divulgação
Madonna tem sido criticada por cantar "Live to Tell" numa cruz
Madonna tem sido criticada por cantar "Live to Tell" numa cruz
Os fiéis seguidores da cantora de "Like a Virgin" temeram pelo pior, já que Madonna já havia cancelado seus shows em Israel em 2004, após receber ameaças terroristas. O show, porém, acontecerá nesta terça-feira no estádio olímpico de Luzhniki, que já abrigou shows de Bob Dylan (1985), Michael Jackson (1993) e Rolling Stones (1998) --a capacidade é de 84.745 espectadores.

As medidas de segurança, sem precedentes na Rússia, incluem o posicionamento de centenas de policiais antidistúrbios e o fechamento, durante 24 horas, da estação de metrô mais próxima ao estádio.

Crucificação

Ao que parece, Madonna fará ouvidos de mercador aos pedidos do arcebispo católico de Moscou, Tadeuz Kondrusiewicz, que pediu "encarecidamente" que ela não se crucificasse no palco e não fizesse poses "obscenas".

O episódio no qual a cantora aparece pendurada em uma cruz com uma coroa de espinhos na cabeça foi o que mais escandalizou os fiéis ortodoxos russos.

A poucos dias do concerto, cerca de cem radicais ortodoxos se manifestaram na praça Pushkin de Moscou para pedir uma "nova inquisição", com o propósito de lutar "contra a profanação dos cruzamentos, dos ícones e da simbologia da ortodoxia russa."

A União de Porta-bandeiras Ortodoxos já disse que "fará tudo o que estiver a seu alcance para cancelar o show de Madonna", acusado por alguns de "sacrilégio".

Agenda

Em sua primeira visita à Rússia, Madonna terá uma ocupada agenda cultural, na qual se destacam visitas ao Kremlin, a suas famosas igrejas ortodoxas e à Praça Vermelha.

Além disso, a artista desfrutará da "selvagem" noite moscovita, vai conhecer alguns clubes noturnos e participar de uma festa em sua homenagem.

Entre os caprichos da cantora está a exigência que se habilitasse um dos quartos do hotel onde irá ficar como academia particular, requisito imprescindível para manter a excelente forma que Madonna apresenta.

Entre massagistas, cozinheiros, personal trainer, membros do coro e dançarinos, 130 pessoas fazem parte da equipe de Madonna.

Leia mais
  • Ortodoxos russos proclamam "Santa Inquisição" contra Madonna
  • Arcebispo de Moscou pede fãs resistam às "tentações" de Madonna
  • Show de Madonna em Moscou muda de dia e local
  • Religiosa alemã inicia campanha contra Madonna

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Madonna
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página