Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/09/2006 - 11h32

"Wikipédia do mal" escracha celebridades com humor negro

Publicidade

DIÓGENES MUNIZ
da Folha Online

Uma enciclopédia cheia de desinformações e mentiras grotescas. Essa é a autodefinição da Desciclopédia (desciclo.pedia.ws), paródia do portal Wikipédia (pt.wikipedia.org). No lugar de conhecimento livre e colaborativo, a versão humorística reúne mais de mil verbetes absurdos. O principal foco: escrachar personalidades de maior ou menor escalão.

Reprodução
Desciclopédia traz informações inverídicas
Desciclopédia traz informações inverídicas
Assim como na invenção de Jimmy Wales, a paródia utiliza o formato wiki de armazenamento de dados, permitindo modificação de conteúdo por qualquer pessoa. Em vez de corrigir erros, porém, a Desciclopédia encoraja seus usuários a aumentá-los. Ou seja, libera tudo o que é proibido na Wikipédia, inclusive sátiras politicamente incorretas.

A versão brasileira da brincadeira tem fichas que vão de Silvio Santos ("Ele é de origem judia [sic] e nasceu na mesma época de Abraão, seu conterrâneo") a Xuxa ("A versão mais aceita pela historiografia aponta que Xuxa é a irmã de Zidane, segunda filha de Chuck Norris com Dercy Gonçalves ou Hebe Camargo"). Até atrações para crianças viraram alvo de tiradas nonsense do site: "Telettubies é um programa infantil que estimula a pederastia, zoofilia e a desordem mental em crianças e idosos".

Além do formato, a Desciclopédia --cujo símbolo é uma batata-- também ganhou a agilidade da Wikipédia. Pouco tempo após a morte do "caçador de crocodilos" Steve Irwing, o site humorístico já possuía um verbete para defini-lo. Na página, em vez de informar que uma raia havia matado o apresentador, o site dizia que a atriz Claudia Raia foi a culpada.

Frases

Outra ocorrência comum na Desciclopédia é o uso de frases falsamente atribuídas a famosos. O ator Chuck Norris, o escritor Oscar Wilde e Roberto Marinho são os mais assíduos nesse espaço. Sobre Ana Paula Arósio, Chuck Norris teria dito, segundo a Desciclopédia: "Ela é uma grande mulher, tanto que com a sua força é capaz de me esmagar!".

Quem defende a Wikipédia como uma promissora ferramenta de conhecimento vê nessa paródia uma aliada. Afinal, a brincadeira tiraria os "vândalos da informação" do serviço sério. Também é comum a Desciclopédia ligar seus verbetes aos da Wikipédia com o seguinte recado: "Para aqueles sem senso de humor, os espertões na Wikipédia têm um artigo sobre isso".

Uncyclopedia (uncyclopedia.org), a edição inicial da piada, em inglês, foi criada em janeiro de 2005, por Jonathan Huang, segundo a Wikipédia. A edição americana possui hoje cerca de 18 mil verbetes. Há versões da sátira em diversas línguas, inclusive inventadas.

Leia mais
  • Confira verbetes da Desciclopédia sobre dez celebridades
  • Escândalo no "Zorra" expõe obsessão pela fama e riscos do "teste do sofá"
  • Filho de Cid Ferreira lança site evangélico de relacionamentos de R$ 880 mil

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Wikipédia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página