Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2006 - 19h21

Com morte de personagem, "Lost" eletriza 1ª fase da temporada

Publicidade

[ALERTA: PARA QUEM ODEIA LER "SPOILERS" (TEXTO CONSIDERADO "DESMANCHA-PRAZER" POR REVELAR FATOS CRUCIAIS DE UMA TRAMA), NÃO SIGA EM FRENTE]

da Folha Online

O quinto episódio da série "Lost" ("The Cost of Living"), exibido na última quarta-feira nos EUA, foi o mais eletrizante desta terceira temporada. Como se especulava dias antes, um personagem principal morreu. Foi Mister Eko, que foi capturado pelo monstro de fumaça negra na floresta, sacudido no ar, jogado na árvore, até tombar no chão. Antes de fechar os olhos, teve forças para cochichar algo no ouvido de Locke.

Eko deixa a trama após descobrir a fraude da aparição do irmão Yemi. O ex-traficante (que assumiu a identidade de padre do irmão) achava que Yemi tinha morrido na queda de um pequeno avião na ilha. A imagem de Yemi apareceu para Eko na ilha. Não era alucinação. Mas um homem com a fisionomia de Yemi, que deixou escapar a Eko que não era seu irmão. Após essa revelação, o monstro de fumaça apareceu com nitidez inédita no seriado e matou aquele que poderia denunciar as armações psicológicas da ilha.

Divulgação
Mr. Eko deixa trama após descobrir fraude
Mr. Eko deixa trama após descobrir fraude
Não é a primeira vez que alguém próximo dos sobreviventes faz aparições misteriosas. Jack já foi atormentado pelo "fantasma" do pai. Michael também viu imagens de Walt, quando o procurava na mata. A ilha (ou o grupo de cientistas que a comanda) parece ter o poder de criar figuras fantasmagóricas (ou sósias ou atores maquiados como no filme "Truman Show") capazes de induzir as ações dos sobreviventes.

No quinto episódio, ficou explícita a divisão do grupo comandado por Ben (ex-Henry) com Juliet sugerindo que Jack aproveite a cirurgia para matar o chefão. Ao exibir na TV um vídeo em que se comunica com Jack por meio de cartazes, Juliet também deixou claro que tudo é vigiado por câmeras. Resta saber em que Jack vai confiar: na Juliet do vídeo, que se porta como inimiga de Ben, ou na Juliet doce, que se emociona ao ouvir hits dos anos 60, como 'Downtown'.

Já Paulo (Rodrigo Santoro) é o personagem que permite ao seriado explorar um lado cômico, de olho no público mais jovem. "A descarga está funcionando", diz Paulo com ar prosaico, após o estrondo da água descendo, saindo do banheiro, enquanto seus colegas tentam decifrar o vídeo do Projeto Dharma e a estrutura da estação Pérola, como os monitores --em um deles aparece a imagem de uma pessoa com um tapa-olho. Já Nikki, namorada de Paulo, faz a garota espertinha, cheia de sacadas.

A morte de Eko animou os fóruns de fãs. Uns postaram mensagens comentando que Eko deixou o seriado devido a crises de estrelismo do ator Adewale Akinnuoye-Agbaje, que recentemente foi preso por desrespeitar leis de trânsito . Viu a coincidência? As personagens das atrizes Michelle Rodriguez (Ana-Lucia) e Cynthia Watros (Libby) também morreram. As duas também foram detidas pelo mesmo motivo.

Outros comentaram que o monstro de fumaça teria o poder de se transfigurar em qualquer pessoa -- o falso Yemi que apareceu para Eko seria, na verdade, uma criação do monstro. Já o tumor que apareceu nos exames de Ben pode ser outra armação contra Jack, que no passado curou uma paciente desenganada (com quem casou). A revelação de que a aparência de Juliet lembra a da mulher de Jack reforçou a suspeita de que os "Outros" não dão ponto sem nó.

Nesta quarta-feira, "Lost" exibirá o sexto episódio, o último da primeira fase da terceira temporada. O seriado fará um intervalo de três meses, retornando só em fevereiro.

Leia mais
  • Fãs de "Lost" lançam campanha "Contra a Ditadura na Internet"
  • Fãs assumem legendas de "Lost", após ameaça de processo contra site
  • Gravadoras processam 20 internautas brasileiros por pirataria on-line
  • Internet faz ibope de "Lost" cair na TV nos EUA

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre "Lost"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página