Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2006 - 10h32

Cerca de 3,7 milhões de pessoas trabalham com cultura, diz IBGE

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio de Janeiro

Cerca de 3,7 milhões de pessoas trabalham em algum ramo da cultura, segundo o Sistema de Informações e Indicadores Culturais, elaborado pelo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um amplo estudo que toma como base diversas pesquisas já realizadas pelo instituto.

Para traçar o perfil dos trabalhadores ocupados nesse segmento, a pesquisa centrou o enfoque na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2004. O perfil do trabalhador do setor é majoritariamente masculino e mais escolarizado que o trabalhador em geral.

O maior grau de escolarização, porém, não se reflete em termos de aumento de rendimento. A renda média mensal de um trabalhador ligado à cultura é de R$ 704,93, pouco inferior à média nacional --R$ 705,08.

Nas atividades ligadas à cultura, predomina a participação dos ocupados com 11 anos ou mais de estudo (ensino médio completo), enquanto para o total das ocupações há maior participação de pessoas com menos de oito anos de estudo.

De acordo com o IBGE, as ocupações ou atividades relacionadas à cultura tiveram um crescimento médio de 3,4% em 2004 (em relação a 2003) e de 3,6% em 2003 (em relação a 2002).

Leia mais
  • Famílias gastam 7,9% do orçamento com cultura, aponta estudo
  • Empresas privadas ligadas à cultura geram 10% da economia brasileira

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre o IBGE
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página