Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/11/2006 - 10h35

Empresas privadas ligadas à cultura geram 10% da economia brasileira

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio de Janeiro

As empresas privadas com alguma relação com a cultura geraram em valor cerca de 10% da economia brasileira em 2003. A conclusão faz parte do Sistema de Informações e Indicadores Culturais, elaborado pelo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um amplo estudo que toma como base diversas pesquisas já realizadas pelo instituto.

O IBGE analisou apenas empresas devidamente registradas da indústria, comércio e serviços. Grande parte do valor agregado se refere às telecomunicações, que abrangem, entre outras coisas, a transmissão de TV, rádio e internet. Sem as empresas de telecom, a participação dessas empresas no valor adicionado cai para 6,2%.

Segundo o estudo, empresas ligadas direta ou indiretamente à cultura correspondiam naquele ano a 5,2% de todas as empresas do país e empregavam 4% do total de pessoal ocupado.

A pesquisa sobre as principais informações sobre oferta de bens e serviços culturais vieram do Cadastro Central de Empresas e em pesquisas como a Industrial Anual, Pesquisa anual de Comércio e Pesquisa anual de Serviços. O projeto, segundo a coordenadora técnica do estudo, Cristina Lins, é realizar dentro de alguns anos o PIB da cultura. O pedido já foi feito pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Uma das dificuldades encontradas pelos pesquisadores foi distinguir entre o que eram atividades culturais daquelas de natureza diferente. Segundo Lins, a opção de incluir atividades indiretamente ligadas à cultura se deu por tratar-se da primeira pesquisa sobre o tema.

A pesquisa levou em consideração atividades indiretamente ligadas à cultura, como comércio atacadista de artigos de escritório e papelaria, livros, jornais e outras publicações e telecomunicações.

Leia mais
  • Cerca de 3,7 milhões de pessoas trabalham com cultura, diz IBGE
  • Famílias gastam 7,9% do orçamento com cultura, aponta estudo

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre o IBGE
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página