Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/12/2006 - 11h14

Diretor mexicano acusa Mel Gibson de plágio em "Apocalypto"

Publicidade

da France Presse, na Cidade do México

O ator e cineasta Mel Gibson teria plagiado algumas das cenas do filme "Retorno a Aztlán", do mexicano Juan Mora Catlett, em sua superprodução sobre o mundo maia "Apocalypto", denunciou o diretor latino em declarações ao jornal "Reforma".

"Vi apenas o trailer, em que há uma série de imagens muito parecidas com as de meu filme", afirmou Catlett, explicando que a produtora da obra de Gibson, Anna Roth, lhe pediu uma cópia de seu filme, pela qual pagou apenas 100 pesos [mexicanos, correspondentes a US$ 9 dólares]. "Ela me pediu um VHS do meu filme e eu disse: 'Toma, é um presente'. E ela me disse: 'Tenho que te pagar', e me deu cem pesos", diz o cineasta.

"Retorno a Aztlán", que começou a ser produzido em 1989 e foi lançado em 1991, está ambientado no mundo asteca e sua ação transcorre no século 15, antes da chegada dos espanhóis ao México. "Apocalypto", rodado nesse país entre 2005 e 2006, conta uma história épica dos maias, que dominaram grande parte da Mesoamérica entre os séculos 3 e 9.

"De repente, parece que meu filme serviu de assessoria e referência a um filme hollywoodiano e não me pagaram mais que cem pesos. Esse é um tipo de roubo permitido a essas pessoas porque 'Walt Disney' [em referência aos americanos] tem muito dinheiro'", queixou-se o mexicano.

Catlett está preparando seu segundo longa-metragem, inspirado dessa vez numa lenda da etnia purepecha de Michoacán (oeste do México).

Leia mais
  • "Apocalypto", de Mel Gibson, estréia nos EUA com elogios
  • Veja o trailer do novo filme de Mel Gibson, "Apocalypto"
  • Mel Gibson disputa Globo de Ouro com filme em língua estrangeira
  • Mel Gibson inicia campanha para promoção de "Apocalypto"

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre Mel Gibson
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página