Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2006 - 16h55

"Eragon", rival de "Harry Potter", chega aos cinemas dos EUA

Publicidade

da Ansa, em Los Angeles

"O dragão? Era uma bolinha de tênis na ponta de um pedaço de pau de 3,5 metros", diz Edward Speleers, o jovem protagonista, falando sobre o nascimento de "Eragon", de Stefen Fangmeier, o novo filme de fantasia que estréia nos Estados Unidos nesta sexta (15) com a missão de repetir o sucesso de "O Senhor dos Anéis" e de "As Crônicas de Nárnia".

Speleers, porém, descarta qualquer comparação com outros longas. "Posso entender por que dizem que 'Eragon' se parece com 'O Senhor dos Anéis', mas são duas viagens completamente diferentes, com uma ética e uma moral diferentes. Mas o que não entendo é quem diz que o filme é uma cópia de 'Harry Potter'. Quem diz isso não sabe do que está falando", rebate o ator.

Divulgação
Filme "Eragon" estréia em 25 de dezembro
Filme "Eragon" estréia em 25 de dezembro
"Eragon" é a história de uma viagem que o protagonista de mesmo nome deve enfrentar ao encontrar um ovo misterioso. Quando a casca se rompe e de dentro sai um dragão, animal tido por extinto, Eragon acaba sendo incumbido da responsabilidade de cuidar do animal.

A primeira parte da história termina com a batalha de Farthen Dur, em que Eragon luta contra as forças do tirano Galbatorix. O filme é apenas o primeiro de uma trilogia, escrita pelo jovem autor norte-americano Christopher Paolini. Em livro, a saga já chegou ao segundo volume, "Eldest".

Speleers, que foi escolhido para o filme entre 180 mil candidatos em seu primeiro teste profissional, já garantiu sua participação nos próximos dois filmes. "Estou pronto para continuar, gosto muito desse personagem. Ele se parece muito comigo, é como eu era há dois anos. Aliás, ainda sou um pouco como ele: ainda não sou um homem adulto, mas não sou mais um menino, como o Eragon, que sabe que deve fazer uma viagem, mas não sabe que caminhos deve tomar. De qualquer forma, tento sempre manter os pés no chão. Sei que podem me tirar do elenco ou que o filme pode não fazer sucesso. Vamos ver o que acontece depois do lançamento", considera o ator.

Divulgação
Filme baseado em livro é considerado rival de "Harry Potter" e "O Senhor dos Anéis"
Filme baseado em livro é considerado rival de "Harry Potter" e "O Senhor dos Anéis"
Ao lado do jovem principiante, que vai fazer 19 anos em 21 de dezembro, estão os veteranos Jeremy Irons, no papel do mestre Brom, e John Malkovich, que interpreta o malvado Galbatorix. O elfo Arya, que acompanha o herói em sua viagem, é interpretado pela atriz britânica Sienna Guillory, que, antes de filmar "Eragon", fez pequenos papéis no cinema e outros de maior destaque em seriados de televisão, além de levar uma carreira de modelo.

"Foi um papel difícil, já que durante a maior parte do filme, Arya permanece envenenada. Tinha que entender como é o sofrimento de um elfo e me inspirei em como os animais reagem à dor. Fiquei apaixonada pelo papel quando li o roteiro, mesmo sem ler o livro. Mas não pensei que me escolheriam para o filme. Arya é ao mesmo tempo um elfo, uma princesa e uma mulher. O sonho de qualquer menina é interpretar um personagem assim", afirma Sienna.

As cenas em que os atores aparecem sobre o dragão foram feitas num estúdio de Londres em que havia uma espécie de touro mecânico gigantesco. Fangmeier, que dirige seu primeiro filme, tem currículo na área de efeitos especiais.

Ele trabalhou no filme "Desventuras em Série", protagonizado por Jim Carrey e lançado em 2004, e "Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo", dirigido por Peter Weir e protagonizado por Russell Crowe.

Leia mais
  • Antes de lançar disco, Joss Stone vive feiticeira nos cinemas
  • Após desbancar "Harry Potter", "Eragon" chega ao Brasil

    Especial
  • Leia tudo o que já foi publicado sobre "Eragon"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página