Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/12/2006 - 09h54

Eventos em vários países lembram desenhista belga Hergé

Publicidade

ANA DANI
Colaboração para Folha de S.Paulo, de Paris

Para o centenário de Hergé, vários eventos estão sendo organizados em todo o mundo em parceria com a Fundação Hergé, na Bélgica. Na França, além da exposição no Centro Pompidou, o Festival de Angoulême, um dos mais importantes eventos dedicados à HQ na Europa, exibe, de 25 a 28 de janeiro de 2007, a exposição "Hergé -- Da Viagem Imaginária à Viagem Interior". O castelo de Cheverny, no Vale do Loire, que inspirou vários episódios de Tintim, reabre a mostra "Segredos de Moulinsart".

Na Bélgica, várias manifestações estão previstas, entre elas, a emissão de uma moeda comemorativa de 20 (R$ 56) com o rosto de Hergé. Trens belgas também serão decorados com os desenhos de Hergé, e em julho o mercado das pulgas de Bruxelas vai dedicar um dia inteiro a Tintim. Em maio, na cidade de Louvain-la-Neuve, será realizada a inauguração simbólica das obras de construção do futuro Museu Hergé, projeto do arquiteto francês Christian de Portzamparc.

Na Suíça, entre os dias 6 e 8 de julho, será realizada a segunda edição do Festival Tintim. A Espanha também participa do centenário de Hergé com a mostra "Tintim e os Autos", entre 9 e 17 de junho, no Salão Internacional do Automóvel, em Barcelona.

Na Suécia, entre 26 de maio de 2007 e 2 de março de 2008, o Museu Marítimo de Estocolmo exibe a exposição "Tintim, Haddock e os Barcos".

O Canadá já inaugurou o centenário de Hergé com a mostra "Com Tintim no Peru", no Museu da Civilização do Québec, que vai até 6 de janeiro de 2008. França, Suíça e Bélgica também vão emitir séries especiais de selos de Tintim e Hergé.

Leia mais
  • Paris comemora centenário do criador de Tintim

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Tintim

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página