Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/02/2007 - 10h53

Artistas do cinema, TV e música se unem contra aquecimento global

Publicidade

da Folha Online

A notícia de que o aquecimento global já implica sério risco à sobrevivência na Terra pode ter alertado os governantes na semana passada, mas para os artistas a questão é real há muito mais tempo.

Celebridades do mundo do cinema, da TV, da música e da moda estão há anos engajados na causa ambiental --especialmente na questão da elevação da temperatura no planeta. Segundo estudo da ONU (Organização das Nações Unidas), a temperatura média da Terra subirá de 1,8ºC a 4ºC até 2100.

Divulgação
DiCaprio é um dos astros de Hollywwod que levantam a bandeira contra o aquecimento
DiCaprio é um dos astros de Hollywwod que levantam a bandeira contra o aquecimento
A lista de atores engajados é encabeçada por Leonardo DiCaprio, que não apenas divulga atitudes para redução da emissão de gás carbônico como prepara um documentário sobre as possibilidades de reequilibrar o ecossistema. "11th Hour" tem produção, roteiro e narração de DiCaprio, que reuniu depoimentos de nomes como o físico e escritor Stephen Hawking e Mikhail Gorbachev, o último presidente da extinta União Soviética.

"O aquecimento global não é apenas o principal desafio que encaramos hoje; é um tema crucial que envolve toda a humanidade", afirmou DiCaprio, que também deve produzir um reality show "ecológico" para a TV norte-americana.

AP
Documentário traz ex-vice-presidente Al Gore
Documentário traz ex-vice-presidente Al Gore
O ator se empenha ainda em divulgar os chamados "carros verdes", protótipos menos poluidores cujas primeiras unidades já estão no mercado. Ele já apareceu em eventos badalados com um modelo híbrido, que pode utilizar tanto gasolina quanto eletricidade --diferente da tecnologia do utilitário esportivo de Arnold Schwarzenegger, ator e atual governador da Califórnia (ele costuma circular com um utilitário esportivo convertido para hidrogênio).

Campanhas

Assim como o astro de "O Aviador" e "Titanic", o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore também recorreu à Sétima Arte para alertar sobre o tema. O documentário "Uma Verdade Inconveniente", do diretor Davis Guggenheim, mostra a campanha de conscientização de Gore (indicado ao Nobel da Paz). O longa concorre a dois Oscars neste ano, nas categorias de melhor documentário e melhor canção ("I Need to Wake Up", de Melissa Etheridge).

Divulgação
Atriz Mischa Barton, estrela do seriado "O.C.", apóia campanha da ONG Climate Star
Atriz Mischa Barton, estrela do seriado "O.C.", apóia campanha da ONG Climate Star
Da TV surgem nomes como Josh Jackson ("Dawson's Creek"), Jorja Fox ("CSI"), Mischa Barton ("The O.C."), Jane Kaczmarek ("Malcom") e Bradley Whitford ("The West Wing"), que aderiram à campanha da ONG Climate Star contra o aquecimento global. Orlando Bloom e Kevin Bacon também estão nos cartazes da entidade.

O mundo da música também se vê cada vez mais preocupado com o tema. Muitos se reúnem em torno da ONG Global Cool. Em outubro passado, os americanos do Scissor Sisters transmitiram um show em Londres ao vivo pelo site da entidade, para promover a causa. Ainda é possível conferir o vídeo da performance, mediante cadastro no site.

Divulgação
Americanos do Scissor Sisters transmitiram um show em Londres em prol da Global Cool
Americanos do Scissor Sisters transmitiram um show em Londres em prol da Global Cool
Bloc Party, Fall Out Boy, Panic! At The Disco, Sonic Youth, KT Tunstall, The Killers, Blackalicious, Perry Farrell e Jet estão entre os artistas e bandas que apóiam a ONG, cujo site dá dicas de como ajudar a diminuir o aquecimento global. Na seção Cooltube do site é possível assistir a alguns desses artistas dando depoimentos sobre o assunto.

Moda

No Brasil, a 22ª edição da São Paulo Fashion Week, em janeiro, também levou para os antenados na moda a preocupação com o ambiente. Diversas coleções utilizaram materiais naturais ou reciclados, mas o principal ganho nesse setor foram as ações integradas ao evento.

Em um quiosque, os visitantes podiam utilizar um computador para calcular sua emissão anual de gás carbônico a partir de seus hábitos. Uma pequena recepção logo na entrada do prédio oferecia o cálculo e orientações sobre como diminuir a emissão de poluentes no dia-a-dia.

Leia mais
  • "O Atlas da Água" mapeia recurso mais precioso do planeta
  • Entenda a importância e as conseqüências do mau uso da água
  • Temperatura do planeta aumentará até 4ºC até 2100, diz ONU

    Especial
  • Confira mais no livro "O Aquecimento Global"
  • Leia o que já foi publicado sobre mudanças climáticas
  • Leia o que já foi publicado sobre a emissão de gases
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página