Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2007 - 13h06

"Adeus, América" e "Santiago" abrem festival em SP e no Rio

Publicidade

da Folha Online

Dois documentários de cineastas brasileiros, inéditos no país, serão apresentados nas sessões de abertura do festival É Tudo Verdade, principal evento dedicado à cultura do documentário na América Latina.

Na quinta (22), será exibida a premiére nacional de "Adeus, América", de Sérgio Oksman, realizador brasileiro radicado na Espanha. Na sexta (23), o Rio, outro palco do festival, verá a estréia brasileira de "Santiago", de João Moreira Salles.

Divulgação
Cena do filme "Santiago", de Moreira Salles
Cena do filme "Santiago", de Moreira Salles
Em "Adeus, América" ("Goodbye, America", Espanha, 2006), Oksman retrata a magnética personalidade de Al Lewis (1910-2006), o famoso intérprete do vovô da série televisiva "Os Monstros".

À frente de um programa de rádio semanal em Nova York, Lewis se engajava em causas tão distintas como a oposição à Guerra do Iraque e uma campanha para que pessoas comuns escrevessem cartas para presidiários.

Já "Santiago" começa como um filme sobre o malogro de um filme que não foi montado. As imagens de Santiago foram rodadas em 1992, mas permaneceram intocadas por mais de 13 anos. Em 2005, João Moreira Salles voltou a elas.

Santiago Badariotti Merlo havia sido o mordomo da casa em que crescera, um homem de vasta cultura e prodigiosa memória. Ao refletir sobre o tempo que separa a filmagem de 92 da edição de 2005/2006, o narrador, aos poucos, se aproxima do segredo do filme.

"Santiago" também será exibido no CineSesc em São Paulo, no dia 25, às 19h. Já "Adeus, América" será projetado no CCBB-RJ no dia 31, às 20h30.

Leia mais
  • Festival de documentários É Tudo Verdade começa em SP

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o festival É Tudo Verdade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página