Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/03/2007 - 13h05

Festival de documentários É Tudo Verdade começa em SP

Publicidade

da Folha Online

Principal evento dedicado à cultura do documentário na América Latina, o festival internacional É Tudo Verdade realiza sua 12ª edição neste ano com 141 títulos, a maior em número de exibições. A principal novidade do programa é o estabelecimento de uma competição internacional de curtas-metragens.

Divulgação
Filme sobre Maria Bethânia foi um dos selecionados para competição; saiba mais
Filme sobre Maria Bethânia foi um dos selecionados para competição; saiba mais
A mostra começa oficialmente em São Paulo nesta quinta-feira (22) e no Rio na sexta (23), mas alguns filmes já têm sessões nesta terça (20). O evento vai até 1º de abril nas duas cidades, com itinerâncias em Brasília, Campinas (SP) e Porto Alegre (RS).

A produção belga "Il Fare Política - Crônica da Toscana Vermelha", de Hugues Le Paige, sobre os 20 anos do Partido Comunista italiano, e o francês "Em Direção a Mathilde", de Claire Denis, sobre o encontro e intercâmbio entre o cinema e a dança, serão exibidos hoje no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

Nesta edição, o É Tudo Verdade apresentará 14 filmes na competição internacional de longas e sete documentários na competição brasileira de longas e médias-metragens, as duas principais categorias. A programação completa pode ser encontrada no site do festival.

Divulgação
"Nas Terras do Bem-Virá", de Alexandre Rampazzo, está na competição nacional
"Nas Terras do Bem-Virá", de Alexandre Rampazzo, está na competição nacional
Na programação paralela, destacam-se a retrospectiva internacional dedicada ao cineasta polonês Krysztof Kieslowski e a homenagem ao documentarista paraibano Linduarte Noronha.

As mostras informativas incluem os ciclos O Estado das Coisas, Horizonte e Foco Latino-Americano, além de programas especiais, uma homenagem aos 20 anos do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, uma mostra dos curtas experimentais do jurado norte-americano Jay Rosemblatt e um ciclo com destaques dos festivais franceses de documentários de 2006.

No total são 141 títulos em exibição em 12 salas: seis em São Paulo --Cinesesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural São Paulo, Cinemark Eldorado, Itaú Cultural e Cinusp-- e seis no Rio de Janeiro --Centro Cultural Banco do Brasil, Cine Odeon BR, Memorial Getúlio Vargas, Oi Futuro, Centro Cultural da Justiça Federal e Ponto Cine Guadalupe.

Em Brasília, no CCBB, a mostra vai de 3 a 15 de abril; em Campinas (SP), a mostra será na CPFL, de 9 a 15 de abril, e em Porto Alegre as exibições serão na Casa de Cultura Mário Quintana, de 23 a 29 de abril.

Leia mais
  • "Adeus, América" e "Santiago" abrem festival em SP e no Rio

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o festival É Tudo Verdade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página