Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2007 - 12h07

Festival de documentários É Tudo Verdade começa hoje em SP

Publicidade

da Folha Online

Principal evento dedicado à cultura do documentário na América Latina, o festival internacional É Tudo Verdade realiza sua 12ª edição neste ano com 141 títulos, a maior em número de exibições. Após duas exibições especiais na última terça-feira, a mostra começa nesta quinta-feira (22) em São Paulo e na sexta no Rio. O evento vai até 1º de abril em 12 salas nas duas cidades, com itinerâncias em Brasília, Campinas (SP) e Porto Alegre (RS).

Divulgação
Filme sobre Maria Bethânia foi um dos selecionados para competição; saiba mais
Filme sobre Maria Bethânia foi um dos selecionados para competição; saiba mais
Dois documentários de cineastas brasileiros, inéditos no país, serão apresentados nas sessões de abertura. Hoje (22), será exibida a premiére nacional de "Adeus, América", de Sérgio Oksman, realizador brasileiro radicado na Espanha. Na sexta, o Rio verá a estréia brasileira de "Santiago", de João Moreira Salles.

Em "Adeus, América" ("Goodbye, America", Espanha, 2006), Oksman retrata a magnética personalidade de Al Lewis (1910-2006), o famoso intérprete do vovô da série televisiva "Os Monstros". À frente de um programa de rádio semanal em Nova York, Lewis se engajava em causas tão distintas como a oposição à Guerra do Iraque e uma campanha para que pessoas comuns escrevessem cartas para presidiários.

Já "Santiago" começa como um filme sobre o malogro de um filme que não foi montado. As imagens de Santiago foram rodadas em 1992, mas permaneceram intocadas por mais de 13 anos. Em 2005, João Moreira Salles voltou a elas. Santiago Badariotti Merlo havia sido o mordomo da casa em que crescera, um homem de vasta cultura e prodigiosa memória. Ao refletir sobre o tempo que separa a filmagem de 92 da edição de 2005/2006, o narrador, aos poucos, se aproxima do segredo do filme.

Divulgação
Cena do filme "Santiago", de Moreira Salles
Cena do filme "Santiago", de Moreira Salles
Festival

Nesta edição, o É Tudo Verdade apresentará 14 filmes na competição internacional de longas e sete documentários na competição brasileira de longas e médias-metragens, as duas principais categorias. A programação completa pode ser encontrada no site do festival.

Na programação paralela, destacam-se a retrospectiva internacional dedicada ao cineasta polonês Krysztof Kieslowski e a homenagem ao documentarista paraibano Linduarte Noronha.

As mostras informativas incluem os ciclos O Estado das Coisas, Horizonte e Foco Latino-Americano, além de programas especiais, uma homenagem aos 20 anos do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, uma mostra dos curtas experimentais do jurado norte-americano Jay Rosemblatt e um ciclo com destaques dos festivais franceses de documentários de 2006.

No total são 141 títulos em exibição em 12 salas: seis em São Paulo --Cinesesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural São Paulo, Cinemark Eldorado, Itaú Cultural e Cinusp-- e seis no Rio de Janeiro --Centro Cultural Banco do Brasil, Cine Odeon BR, Memorial Getúlio Vargas, Oi Futuro, Centro Cultural da Justiça Federal e Ponto Cine Guadalupe.

Em Brasília, no CCBB, a mostra vai de 3 a 15 de abril; em Campinas (SP), a mostra será na CPFL, de 9 a 15 de abril, e em Porto Alegre as exibições serão na Casa de Cultura Mário Quintana, de 23 a 29 de abril.

Quanto: Em São Paulo, entrada franca. No Rio, entrada franca, menos no Cine Odeon e CCBB (R$ 6).
Informações e programação: 0/xx/11/3061-1788 e www.etudoverdade.com.br

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o festival É Tudo Verdade
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página