Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2007 - 17h47

Nair Bello piora e respira com ajuda de aparelhos

Publicidade

da Folha Online

A atriz Nair Bello, 75, piorou e respira com ajuda de aparelhos, informa boletim médico divulgado nesta tarde pelo hospital Sírio-Libanês.

Folha Imagem
Nair teve parada cardiorrespiratória; confira a galeria de imagens da atriz
Nair teve parada cardiorrespiratória; confira a galeria de imagens da atriz
Ela se encontra sedada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em São Paulo. Segundo o boletim, "em decorrência de uma piora na função pulmonar, a paciente respira com o auxílio de aparelhos".

Na manhã da última sexta-feira, a atriz apresentou quadro de arritmia cardíaca (irregularidade do ritmo cardíaco), que foi revertido completamente, segundo o hospital. O próximo boletim médico está previsto para quarta-feira (4).

Antes de apresentar alteração no ritmo cardíaco, Nair encontrava-se em processo de reabilitação na Unidade de Cuidados Semi-Intensivos do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A atriz está internada desde o dia 11 de novembro, quando sofreu três paradas cardíacas.

Um mês antes de sofrer a parada cardíaca, Nair havia retirado um tumor maligno de um dos seios. Em 2002, a atriz, fumante por mais de 60 anos, se viu com um edema pulmonar agudo e teve de passar por uma cirurgia. Depois do susto, deixou de fumar.

Carreira

Nascida na capital paulista em 28 de abril de 1931, Nair Bello Souza Francisco começou sua vida profissional na extinta rádio Excelsior em 1949. Tinha então 18 anos. Trabalhou também na rádio Record, mas sua carreira não se limitaria ao trabalho de locutora e atriz comediante de rádio.

Dois anos depois de seu início, estreou no cinema em "Liana, a Pecadora" (1951), filme em que contracenou com a grande amiga Hebe Camargo. O teatro conheceria Nair anos mais tarde, em 1976, em "Alegro Desbum", peça de Oduvaldo Vianna Filho.

Mas o sucesso veio mesmo com a TV. Nair começou como garota-propaganda e participou de diversas novelas e minisséries. Um de seus personagens de destaque foi o de Dona Santa, na minissérie homônima exibida pela Band em 1982.

Na Globo, sempre interpretou personagens de humor, como Dona Gema ("Perigosas Peruas", 1992), Carlotinha ("Torre de Babel", 1998), Pierina ("Uga Uga", 2000), Dolores ("Kubanacan", 2003) e a viúva Lake ("Bang Bang", 2006). A atriz participou ainda de "Vira-Lata" (1996) e "O Mapa da Mina" (1993), entre outras novelas.

Antes de ser internada, Nair interpretava Dona Santinha no humorístico "Zorra Total", da Globo. A atriz estava escalada para a novela das sete da Globo, "Pé na Jaca". Devido a seu estado de saúde, foi substituída por Arlete Salles.

Leia mais
  • Criadores de "Tapa na Pantera" apostam em novo sucesso no YouTube
  • Comentário: Mais erotizado da história, "BBB7" consagra "homem-objeto"
  • Karina Bacchi e Ticiane Pinheiro adotam e batizam porco
  • Eleja o mico de março; relembre histórias com famosos
  • Paola Oliveira diz que faria par lésbico com Cláudia Raia em novela
  • Preta Gil posa como Fani para promover novo visual
  • Mineiro ajuda Astrid a atrair público feminino no "Happy Hour"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página