Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/04/2007 - 11h31

Cinema nordestino se destaca em última noite de Cine PE

Publicidade

FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online

A última noite de projeções do Cine PE (que acontece entre os dias 23 e 29 de abril) começou com a exibição de trabalhos que integram o projeto "Revelando os Brasis".

Um série de curtas com temática "agreste" levou à platéia de mais de 3.000 pessoas um Brasil da seca e de condições precárias, mas sem perder o humor. Na programação especial, foram exibidos cinco curtas-metragens que estão fora da competição.

"Agreste Adentro" , de Eduardo Morotó (Frei Miguelinho/PE), O Sonho de um Nordestino, de Genildo Bezerra dos Santos (Venturosa/PE) e A Morte do Vaqueiro Raimundo Jacó, de Sônia Ferreira (Serrita/PE), fizeram parte do 'Revelando os Brasis', uma parceria do Ministério da Cultura com o Instituto Marlin Azul. A iniciativa viabilizou a realização de 40 vídeos digitais em municípios brasileiros com até 20 mil habitantes.

Na seqüência, o público conferiu dois curtas pernambucanos como parte da Mostra Especial de Curtas-Metragens.

"Almery, a Estrela", de Fernando Spencer, prestou uma homenagem a Almery Steves, primeira atriz do cinema pernambucano. Com imagens de arquivo, o filme impressiona ao revelar como a atriz, mulher de Ary Severo, entrou para o cinema. Almery enfrentou conflitos familiares e da própria sociedade que repudiava o fato de 'uma moça de família' ser atriz nos palcos ou no cinema.

Encerrando a mostra especial, "Uma Vida e Outra", de Daniel Aragão, conta a história da gravidez de Nara, que não se cansa de ouvir que não será uma boa mãe. Com cenas fortes e uma estética expressionista, o filme aborda de frente o conflito vivenciado por diversas jovens.

Sem a menor preocupação com a qualidade dos filmes, ao fim da mostra especial, a platéia prestigiou as produções da região com uma salva de palmas e gritos eufóricos.

Especial
  • Santoro e Sabatella causam tumulto em estréia de "Não Por Acaso"
  • Leia o que já foi publicado sobre o Cine PE
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página