Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2007 - 14h16

Emissora do Hamas anuncia que continuará a exibir "Mickey" palestino

Publicidade

da France Presse, em Gaza

A emissora de televisão Al Aqsa, controlada pelo Hamas, manteve nesta sexta-feira a exibição de um programa infantil denunciado por Israel como uma tentativa de doutrinar as crianças contra os isralenses e os Estados Unidos.

O ministro palestino da Informação, Mustafah Barghuthi, havia anunciado nesta semana um acordo com a emissora para suspender a atração. A Al Aqsa comunicou que não irá retirar o programa do ar sob pressão.

AP
Farfur em seu programa na Al Aqsa
Farfur em seu programa na Al Aqsa
O programa "Os Pioneiros do Amanhã" tem como protagonista o camundongo Farfur --um boneco quase idêntico a Mickey Mouse, personagem de Walt Disney.

O ratinho palestino faz resistência a Israel e tece comentários sobre os Estados Unidos. Farfur também ensina às crianças o respeito aos preceitos do Islã.

No episódio exibido hoje, Farfur faz uma prova e tenta colar. Na sala de aula, o professor pergunta por que ele olha as provas dos colegas. O personagem responde: "Porque os judeus destruíram minha casa. Minhas anotações e os meus livros estão sob os escombros".

"Peço a todas as crianças que se esforcem para ler e que se preparem bem para seus exames, pois os judeus não querem que sejamos instruídos", continua Farfur.

O ministério israelense de Relações Exteriores acusa o programa de ensinar "violência, ódio e assassinato" às crianças palestinas.

Leia mais
  • EUA endurecem classificação para cenas com cigarro
  • Governo recorre contra liberação de horário na TV
  • Emissoras de TV não admitem regras, diz especialista

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Al Aqsa
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página