Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2007 - 20h06

Texto inédito de Pablo Neruda elogia a União Soviética de Stalin

Publicidade

da France Presse, em Madri

Um prólogo inédito do poeta chileno Pablo Neruda para o livro "Retorno al Futuro", do escritor guatemalteco Luis Cardoza y Aragón, elogia a União Soviética dos anos 1950. O texto foi divulgado hoje em um site.

Divulgação
Escritor elogiou a URSS em prólogo
Escritor elogiou a URSS em prólogo
O texto não chegou a ser publicado por uma desavença entre os dois autores. O conteúdo do escrito elogia o regime comunista da ex-União Soviética e a esquerda latino-americana adepta daquela linha. Neruda também ataca as ingerências dos Estados Unidos na América Latina.

O escritor chileno, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, diz que "a União Soviética, apesar da matilha, cada vez mais ameaçadora em seus latidos, continua sendo para nossos povos o baluarte da paz e da criação".

O livro conta as experiências de Cardoza y Aragón durante sua permanência em Moscou, onde em 1946 --em pleno estalinismo- foi embaixador do governo revolucionário do presidente guatemalteco Juan José Arévalo (1945-1951).

Neruda e Cardoza y Aragón se conheceram no México. O chileno era cônsul-geral de seu país e o guatemalteco estava ali exilado.

Neruda retirou a autorização para o uso do prólogo por não concordar com a crítica de Cardoza y Aragón ao sistema comunista após a queda do governo de Jacobo Arbenz (1951-1954).

Leia mais
  • Ator de 'O Carteiro e o Poeta' vira personagem de livro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Pablo Neruda
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página