Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/05/2010 - 18h10

Para jornalista, parte dos mistérios de "Lost" vai permanecer; veja íntegra do bate-papo

Publicidade

da Reportagem Local

A jornalista Fernanda Mena, repórter do caderno Ilustrada, participa de bate-papo nesta quinta-feira (6) sobre a série "Lost", que termina no próximo dia 23 nos Estados Unidos. No Brasil, os fãs vão poder conferir o final dois dias depois.

João Brito/Folha Imagem
Jornalista Fernanda Mena é repórter do caderno Ilustrada, da *Folha de S.Paulo*
Jornalista Fernanda Mena é repórter do caderno Ilustrada, da Folha de S.Paulo

Participaram do bate-papo 1048 internautas. Veja a agenda de bate-papo do UOL.

O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com Fernanda Mena sobre a última temporada de "Lost". Para enviar sua pergunta, selecione o nome do convidado no menu de participantes. É o primeiro da lista.

(05:04:53) Fernanda Mena: Boa tarde!

(05:05:17) pedro fala para Fernanda Mena: na sua opinião, qual foi a maior surpresa desta última temporada?

(05:06:23) Fernanda Mena: Acho que foi a volta do Desmond pra Ilha como ele tem sido protagonista na realidade paralela da série. E você, pedro?

(05:06:41) KATE! fala para Fernanda Mena: lost é a série de maior audiência da história? da pra quantificar isso hoje, qdo o mundo inteiro baixa o seriado?

(05:07:44) Fernanda Mena: Oi Kate. Sabemos que nos EUA a série teve uma pequena queda de audiência nos últimos tempos, que hoje gira em torno de 10 milhões de espectadores nos EUA

(05:07:50) Paula M pergunta para Fernanda Mena: na sua opinião a última temporada realmente deixa a desejar? Por quê?

(05:08:38) Fernanda Mena: No entanto, Kate, é muito difícil quantificar a audiência via internet, já que muita gente assiste em sites de TV online ou faz download dos episódios

(05:10:07) Fernanda Mena: Oi Paula M. Ao contrário de muitos fãs de Lost, eu não tenho me incomodado tanto com a manutenção da série de mistérios e perguntas sem resposta da sério. Acho que esse é o que torna Lost tão fascinante. E, cá entre nós, tenho certeza de que muitas dessas questões vão permanecer sem resposta. Fazer o que?

(05:10:25) Fernanda Mena: ops. perguntas sem respostas da série!

(05:10:31) wagao fala para Fernanda Mena: qantos episodios ainda tem pra passar ?

(05:11:13) Fernanda Mena: Oi Wagão, são dois episódios, digamos, "concencionais" e um episódio final que terá uma hora e meia de duração.

(05:11:24) Rafael fala para Fernanda Mena: boa tarde, fernanda! estou entrando agora no chat, e não sei se vc já respondeu...gostaria de saber se vc acha que os produtores se perderam um pouco com tantos mistários que criaram

(05:11:24) Fernanda Mena: "convencionais"

(05:12:55) Fernanda Mena: Oi Rafael. Imagine como deve ser complexo escrever uma série de seis temporadas com tantas referências e mistérios e viagens no tempo e realidades paralelas? Puxa, não consigo imaginar como eles poderiam NÃO se perder um pouco! Faz parte do processo criativo de um produto como Lost.

(05:13:14) Paula M pergunta para Fernanda Mena: e qual serie vc acha que vai a substituta de Lost, agora que os fãs ficarão orfãos?

(05:14:37) Fernanda Mena: Paula, eu ainda não encontrei um substituto para mim mesma. Tentei True Blood (talvez o vampirismo substituísse a emoção) e o Flash Foward. Mas até agora não rolou. Alguma sugestão?

(05:14:43) Samuca fala para Fernanda Mena: Boa tarde fernanda, sou fão da série a bastante tempo já. Gostaria de saber seu palpite particular de como será o final de cada um dos personagens centrais: Jack, Kate, Sawyer e Hurley.

(05:16:34) Fernanda Mena: Samuca, meu palpite é um chute total. Acho que Jack fica no lugar de Jacob, Hurley se dá bem com a Libby, a Kate morre e o Sawyer, que sempre foi um personagem maldito e já teve seus dias de felicidade com a Juliet, volta pro "mundo" só. Tchan!

(05:17:04) JACOB fala para Fernanda Mena: Fernanda, boa tarde. Aquela tese de que a ilha é o próprio purgatório ja caiu por terra?Eu particularmente acho que se não for passa muito perto.

(05:18:44) Fernanda Mena: Oi Jacob. Eu acho que essa tese ainda tem a porta aberta. Ainda mais depois do episódio Ab Aerterno, em que a explicação dada foi de que a ilha é uma rolha que contém o Mal se derramar sobre a Terra. Tem tudo a ver, né?

(05:18:44) JMatt/SC fala para Fernanda Mena: Olá, Fernanda, boa tarde! É verdade que nen os atores ficam sabendo, é um mistério até o dia em que vão atuar?

(05:21:21) Fernanda Mena: Oi JMatt. Minha colega Lúcia Valentim Rodrigues me ajuda nessa, porque ela esteve com os atores no Havaí. Eles recebem os roteiros das gravações com apenas dois dias de antecedência e apenas a parte que lhes cabe, ou seja, Matthew Fox só sabe o que está rolando com Jack, e não sabe nada do que acontece com Desmond, por exemplo. Agora que o episódio final da série já foi gravado, no entanto, todo mundo sabe de tudo.

(05:21:33) Pedro Caetano fala para Fernanda Mena: Fernanda, boa tarde. Você acha que os produtores seguiram o que eles pensaram desde o início ou a série acabou tomando outro rumo, mais comercial e menos filosófico?

(05:23:04) Fernanda Mena: Oi Pedro Caetano. Acho que eles não tinham uma ideia completa, total, sobre a série desde o início e que ela foi um trabalho em progresso, ou seja, foi sendo modificada à medida que era escrita. Tenho a impressão de que o final será bem filosófico, por isso, não arriscaria dizer que o rumo foi distanciar-se disso.

(05:23:10) amolost fala para Fernanda Mena: boa tarde fernana, acompanho a serie desde o inicio, to adorando o final, mas eu nao entendi uma coisa, a claire ela nao viajou no tempo? como o restante q ficou na olha na temporada passada?

(05:24:55) Fernanda Mena: Oi amolost. Não há indícios de que ela tenha viajado no tempo. Ela teria ficado na cabana com seu "pai", que deveria ser, na verdade, o monstro de fumaça.

(05:25:01) Jeovane Carlos PR fala para Fernanda Mena: O que você acha do evento que acontecera dia 30 de maio em São Paulo, para debater sobre o final da série?

(05:26:01) Fernanda Mena: Oi Jeovane. Acho que quem assiste Lost, se envolve e gosta da série tem necessidade de debater seus mistérios. É muito bacana que isso esteja sendo articulado pelos fãs. É quase uma questão de sobrevivência!

(05:26:13) JJRDP fala para Fernanda Mena: Boa tarde Fernanda, faltando apenas 3 episódios para o t;ermino da série, quais segredos vc acha que serão desvendados e quais deles ficarão sem respostas?

(05:28:38) Fernanda Mena: Oi JJRDP, acho que a gente vai entender por que os candidatos que sobreviveram até agora são tão importantes, acho que a dicotomia entre Jacob e o Homem de Preto vai ficar mais clara, mas não haverá didatismo. Mas acredito que a maior parte dos mistérios vai permanecer assim. Algo meio filme de David Lynch, sabe?

(05:29:21) Clayton fala para Fernanda Mena: Olá Fernanda! Dentre os diversos mistérios ainda não solucionados, quantos devem ficar sem explicação, mesmo os de menor importância, como o Urso Polar na ilha, entre outros?

(05:31:20) Fernanda Mena: OI Clayton. É difícil dizer. Estamos num campo totalmente especulativo. Eu acho que três episódios é muito pouco para tanto mistério. No entanto, muitos dos mistérios são apenas questão de articular uma temporada e outra que você encontra resposta.

(05:32:06) thiagogn fala para Fernanda Mena: Oi Fernanda! Quem vc acha que é aquele menino loirinho que sempre aparece para o "Locke" quando ele anda pela floresta?

(05:34:18) Fernanda Mena: Oi thiagogn, aceito sugestões! Seria uma entidade da turma do Jacob? Lúcia Valentim Rodrigues vai mais fundo: é um menino que ele matou na Ilha, onde começou todo o karma dele.

(05:34:42) Batata1981 fala para Fernanda Mena: vc acredita serem verdadeiros os diálogos dos personagens encontrados, ou "deixados" num bar do Hawai?

(05:36:07) Fernanda Mena: Oi Batata1981, acho que podem ser verdadeiros sim. Mais do que isso: acho que pode ser uma estratégia da produção e da ABC para criar mais burburinho em cima do final da série!

(05:36:13) Alexandre fala para Fernanda Mena: E o day after de LOST? Quais os projetos dos produtores e atores com o fim do seriado?

(05:37:49) Fernanda Mena: Oi Alexandre, Kate quer escrever um romance. Hurley vai voltar pra comédia. Descmond quer continuar morando no Havaí até saber o que quer fazer da vida. Jack jurou nunca mais fazer uma série!

(05:38:00) Lantânio Jones fala para Fernanda Mena: vc acredita q o final possa ser "psicológico" como o filme Identidade, e retratar para o publico como funciona o seu desejo de fantasiar e fugir da realidade ?

(05:39:30) Fernanda Mena: oi Lantânio, eu realmente não tinha pensado sobre isso. Mas, nesse caso, eles teriam de explorar a ideia de inconsciente coletivo, já que há muita gente envolvida. Interessante essa sua aposta!

(05:39:37) R@d@#@nt!$ fala para Fernanda Mena: Boa tarde Fernanda. Acompanho Lost desde o início e como já meio que me conformei com a falta de explicação para uma série de mistérios, pergunto se você saberia explicar o que são JACOB e o Homem de Preto, ou o porque deles nessa história. Obrigado

(05:42:43) Fernanda Mena: OI R@d@#@nt!$ (puxa, que trabalhão digitar isso!). Acho que a gente precisa lançar mão de um pensamento mais filosófico para entender essas personagens. Jacob e o Homem de Preto representam forças antagônicas e complementares. O Bem e o Mal, o yin e o yang. Jacob quer revelar o Bem que existe em todo ser humano ao passo que o Homem de Preto quer provar que todos têm seu "dark side" e podem ser corrompidos. No entanto, existe um projeto de poder tanto de Jacob quanto do Homem de Preto.

(05:43:43) Gustavo fala para Fernanda Mena: Afinal, o que é a fumaça preta?

(05:45:44) Fernanda Mena: Gustavo, acho difícil encontrarmos uma resposta para isso pela via racional e do mundo concreto que conhecemos. A fumaça preta e o Homem de Preto são a mesma coisa, certo? Um na forma humana, o outro na forma "coisa", "energia", "força do Mal" ou qualquer outro nome que queiramos dar a isso.

(05:46:20) Comic fala para Fernanda Mena: O segredo dos números será revelado? ou teremos q nos satisfazer apenas com a explicação dos números da lista... o que não significa muita coisa...

(05:48:32) Fernanda Mena: oi Comic, a relação dos números com a lista é o que temos até o momento, mas o que não explica porque o Desmond precisava apertar o botão naquela determinada hora. Esse é um mistério que, se for mantido, me incomoda pq os números remetem a uma lógica que não surgiu até agora

(05:49:14) leonardozelig fala para Fernanda Mena: Para você qual foi a temporada mais instigante e mais interessante do seriado?E, na sua opiniao, qual a função do flash sideways na trama?

(05:51:08) Fernanda Mena: Oi leonardozelig. Pra mim o episódio mais interessante é sempre o último que passou e aquele que está por vir. Não sei como vou me virar depois do dia 23. Acho que os flash sideways foram criados para resolverem questões da trama que continua a ocorrer na Ilha e para influenciar os acontecimentos dali

(05:51:15) Leo/Bauru fala para Fernanda Mena: Qual vida dos personagens é real?

(05:52:02) Fernanda Mena: Oi Leo, todas as vidas são reais!

(05:52:15) Careca do ABC fala para Fernanda Mena: impressionante, Fernanda, como o Charles Widmore sabe de tudo. A atuação dele tem sido surpreendente. E o que o Desmond pode fazer para combater o monstro de fumaça?

(05:54:03) Fernanda Mena: OI Careca, depois que o Wigmore fez aqueles testes com o Desmond de campos magnéticos e ele sobreviveu, acho que o combate ao mostro de fumaça segue essa pista, há que ele não consegue atravessar campos eletromagnéticos.

(05:54:09) Carol fala para Fernanda Mena: Você acha possível que eles saiam da ilha e encontrem com eles mesmos?

(05:55:21) Fernanda Mena: Carol, isso seria muito divertido! MAs as realidades são todas reais mas paralelas, então fica difícil isso acontecer.

(05:55:39) rheitor fala para Fernanda Mena: se o Jacob representa o bem, porque os outros liderados por Richard (que era do lado de Jacob) eliminaram todas as pessoas do projeto Dharma sem dó nem piedade?

(05:57:27) Fernanda Mena: oi rheitor, isso eu não sei responder. Passo o bastão pra Lúcia Valentim: o Jacob representa o bem, mas as pessoas fazem suas próprias escolhas. E foi do Ben e do Richard a ideia de eliminar as pessoas do projeto.

(05:57:52) faranãoday fala para Fernanda Mena: Ah, não, Fernanda, ficar duas horas no cinema vendo David Lynch e sair com dúvidas inspiradoras é uma coisa. Mas ficar seis anos vendo um seriado pra não entender o que aconteceu é duro!

(05:58:27) Fernanda Mena: faranãoday, concordo que é difícil. Mas nós vamos sobreviver!

(05:59:09) leonardozelig fala para Fernanda Mena: Como você encarou a passagem de Rodrigo Santoro pelo seriado?O fatídico episódio "EXPOSÉ" da terceira temporada me perturba e chateia até hoje?Nikki e Paulo acabaram sendo uma mancha no enredo...

(05:59:15) Fernanda Mena: Até lá, pensa em como foi divertido discutir todos esses segredos e mistérios!

(06:02:04) Fernanda Mena: OI Leonardozelig, foi admitido pelos produtores que a participação deles não rolou. Agora, ninguém pode negar que a morte deles foi a mais sinistra de todas! Enterrados vivos!

(06:02:16) Marquito Maia fala para Fernanda Mena: Na realidade alternativa, não é curioso o fato de todos os mortos (Libby, Charlie, Daniel) lembrarem da sua "outra vida"?

(06:03:10) Fernanda Mena: Oi Marquito Maia. É intrigante, especialmente o modo como eles "acordam" para essa outra vida após interferências do Desmond. Mas os vivos também têm seus flashbacks da Ilha: Sun, Hurley, Locke, Bernard.

(06:03:28) Rafael fala para Fernanda Mena: Na minha opinia a série perdeu um pouco do mistério das temporadas iniciais e se voltou para o famoso padrao da luta bem conta o mal. Tem como o final ainda manter o nível inicial de qualidade da série e dar as respostas que a maioria das pessoas aguardam? (O que seria a iniciativa dharma, o gurpo Hanso etc)

(06:05:46) Fernanda Mena: Oi Rafael, se os roteiristas conseguirem fazer isso, aí realmente Lost vai criar um novo paradigma de narrativa. No começo, todo mistério era algo muito novo, então acho difícil que após tantos acontecimentos e mistérios, a série retomar caráter instigante que tinha no início. Algumas coisas, no entanto, devem ser respondidas. Resta saber quais!

(06:09:28) Fernanda Mena: Obrigado a todos pelas perguntas! Que a gente tenha algumas respostas até o dia 23! Até a próxima! Namastê!

(06:09:59) Moderadora UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Fernanda Mena e de todos os internautas. Até o próximo!

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página