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18/09/2002 - 12h11

Videomail ressuscita e põe escrita de lado

MARIJÔ ZILVETI
da Folha de S. Paulo

Com a popularização de sites multimídia, o vídeo ganhou impulso e também foi parar na caixa postal do internauta. Uma webcam conectada ao micro e pronto. O remetente pode mandar seu recado a qualquer destinatário.

Apesar do início promissor, o videomail acabou perdendo seu espaço para a escrita.

Os principais motivos eram a falta de compatibilidade entre os vários programas e o tamanho das mensagens.

Hoje o recurso de mandar videomensagens ressuscita na esteira da queda de preços das webcams, oferecendo mais facilidade de uso. Os arquivos podem ser lidos por sistemas como Windows e MacOS e estão mais leves. Alguns vêm incorporados à mensagem, ou seja, não é preciso abrir o arquivo para assistir ao recado.

A videomensagem tem seus prós e contras. É mais rápida que escrever um bilhete, que obriga o destinatário a ler o corpo da mensagem. Basta posicionar-se em frente à câmera, apertar o botão de gravar e dar o recado. Alguns programas trazem mensagens prontas para lê-las na frente da webcam.

O ponto negativo fica para a imagem. Obriga o remetente a estar com boa aparência. A escrita não revela maus humores.

Deixando as idiossincrasias de lado, por R$ 200 você leva uma pequena câmera de vídeo para pendurar no seu micro.

Na compra de um computador, alguns fabricantes ou lojistas costumam oferecer uma webcam de brinde ao cliente. Há modelos que já trazem programas de videomail. É o caso da câmera VideoBlaster, da Creative Labs.

A internet é um bom lugar para experimentar antes de optar pela compra de um programa ideal (veja quadro ao lado).

Quem prefere produtos mais sofisticados encontra o Visual Communicator. Em www.seriousmagic.com, a versão mais simples sai por US$ 99,99. Além de mandar mensagens, permite criar seu recado como se estivesse apresentando uma notícia na televisão.

Traz uma galeria de modelos prontos e promete ao cliente criar uma apresentação com todos os recursos televisivos em 20 minutos.

Escolha
Para quem está interessado em experimentar correio por vídeo, é indicado começar por programas que enviam a imagem sem estar anexada ao seu software de e-mail. Caso utilize o Outlook Express, tente os programas mais simples, como o Video Express Email.

Esse é um serviço que pode ser testado 20 vezes antes de fazer a assinatura. A empresa cobra pelo tipo de serviço. O mais em conta sai por US$ 4,99 por mês e pode ser cancelado a qualquer hora.

Outra dica importante é lembrar que o destinatário nem sempre usa o mesmo programa de correio eletrônico que você. Caso seus interlocutores dêem preferência para usar apenas webmail, esqueça mensagens de vídeo.

O navegador (Explorer ou Netscape) usado para abrir e-mail dificilmente aceita videoclipes embutidos no corpo da mensagem.

Leia também:

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  • Confiraalguns programas para enviar mensagens com videoclipe
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