Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/10/2002 - 13h52

Vírus Bugbear desbanca Klez e já é o mais ativo da web

da Folha Online

O vírus Bugbear, que explora uma vulnerabilidade descoberta no Windows há cerca de um ano e meio, desbancou, nas últimas 24 horas, o vírus Klez, que vinha liderando o ranking de todos os fabricantes de softs antivírus desde maio de 2001.

Quando analisado o índice geral dos últimos meses, porém, o Klez continua em primeiro lugar.

A praga infectou mais de 20 mil computadores corporativos, segundo estatísticas da MessageLabs. Entre os usuários domésticos, cerca de 2.000 infecções foram detectadas pelo HouseCall, da Trend Micro.

O número pode parecer pequeno, mas não quando consideramos que ele envolve somente os computadores rastreados pelos serviços antivírus dessas duas empresas.

O vírus Bugbear já foi detectado em 119 países, segundo a MessageLabs. Os campeões são o Reino Unido, seguido da Austrália e Estados Unidos.

No ranking da Trend Micro, o vírus Bugbear aparece na terceira colocação na América do Sul. Na América do Norte, ele ocupa a sexta colocação, enquanto que na Austrália, África e Europa, ele está nas quarta, quinta e sétima posições.

O Bugbear foi descoberto na Malásia no início desta semana e é capaz de desabilitar softs de segurança e roubar senhas e informações sigilosas.

O vírus se autocopia em um diretório do Windows e cria um arquivo .exe no sistema. Um vez ativado --normalmente quando o computador é reiniciado--, o vírus desabilita softs antivírus e firewall e instala um código maliciosos, detectado como Hoocker.dll. Qualquer coisa que o usuário digitar, como senhas ou informações pessoais, será enviada para o hacker.

Além disso, o vírus tenta infectar todos os computadores da rede através da lista de endereços ou arquivos compartilhados.

A Symantec já disponibilizou uma ferramenta gratuita para a remoção do vírus, para instalá-la, visite o site http://securityresponse.symantec.com/avcenter/venc/data/w32.bugbear@mm.removal.tool.html. e siga as instruções.

Leia também:

  • Klez ainda lidera infecções; veja os piores vírus do mês

  • Vírus Bugbear utiliza 45 tipos de e-mail para se disseminar

  • Vírus Bugbear infectou mais de 11 mil PCs em dois dias



  • Vírus? Defenda-se deles com Dicas & Truques
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página