Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2002 - 19h29

PC da Microsoft e HP terá funções de TV, DVD e gravador de vídeo

da Folha Online

A Microsoft e a Hewlett-Packard (HP) lançaram um computador pessoal especial para entretenimento ontem, seguindo a tendência de dar ao computador funções de eletrônicos. O novo PC roda a versão multimídia do sistema operacional Windows XP --Media Center Edition-- e funciona como TV, gravador de vídeo digital, player de música e DVD.

Equipado com controle remoto, o novo computador usa um único processador multimídia e é mais um passo da Microsoft em direção a novos mercado, além do de software. A companhia tem lançado uma série de produtos voltados ao consumidor, como o console de videogame Xbox que chegou ao mercado um ano atrás.

Para a HP, que fabrica uma série de produtos relacionados à computação, de uso doméstico e corporativo, o novo computador multimídia oferece uma chance de aproveitar a tendência de transformação dos PCs em centros de entretenimento, dado o uso crescente de fotografias e música digitais pelos usuários.

Os novos computadores da HP serão vendidos na América do Norte em três versões, com preços que vão de US$ 1.349 a US$ 1.999, dependendo da velocidade do processador e configurações de memória e drives de CD e DVD. O preço não inclui monitor.

A NEC, do Japão, e a Samsung Electronics, da Coréia do Sul, também estão planejando começar a vender computadores equipados com o sistema operacional Windows Media Center Edition, disse a Microsoft.

Windows XP Media Center Edition
O novo XP agrega funções de TV, gravação de vídeo e música digital, além de recursos extras para organização e exibição de DVDs e fotografias.

Quando o usuário aperta o botão Iniciar --não na tela, mas no controle remoto, aparece a nova interface do Media Center, mais simples e que permite acesso fácil às principais funções multimídia.

A primeira delas é a gravação de sinal de TV. Com o software incluso no sistema operacional, será possível agendar a gravação de programas ou horários determinados, além de acessar um guia de programação por temas.

Quanto à música digital, é possível rastrear canções por álbum, autor ou título. Tudo pelo controle remoto. O álbum de fotografias é uma evolução do atual --agora é possível escolher músicas de fundo para exibição de slides, tudo à distância.

E exibição de vídeos e DVDs funciona também de modo parecido com a forma atual. A maior diferença mesmo é poder acessar as funções de reprodução pelo controle.

Leia também:

  • WinXP ganha centro de mídia e controle remoto

  • PC com controle remoto deve "dar pau" na pirataria digital


  • Leia mais notícias de Informática Online
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade