Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2002 - 08h17

Veja biografia de personalidades de esquerda na web

da Folha de S.Paulo

Marx, Engels, Lênin, Luís Carlos Prestes. Esses são alguns dos expoentes da esquerda com biografia na rede. O internauta encontra textos e fotos de revolucionários que fizeram a história. Há também links para livros à venda na rede.

A biografia, em texto curto, de Prestes está na página www.culturabrasil.pro.br/prestes. Biografia e alguns textos de autoria do italiano Antonio Gramsci, um dos teóricos do socialismo, podem ser lidos em www.antoniogramsci.com. Um museu erguido para Lênin pode ser visitado na rede (www.stel.ru/museum/museum). No endereço, há fotos e textos de sua autoria, além de biografia.

Escute os discursos de Stálin e leia sua biografia em www.stel.ru/stalin e veja vídeos em http://stalin.hotmail.ru. Em http://eserver.org/marx, há textos em inglês de Marx e Engels. Um vasto arquivo com biografias de personalidades como Bakunin, teórico do anarquismo, e Trótski, defensor da revolução permanente, está em inglês em www.marxists.org/reference/bio.

Vá à biblioteca de Mao Tse-tung, em www.marx2mao.org/Mao, e leia seus trabalhos. Visite www.maoism.org.

Em www.trotsky.net, o internauta encontra um vasto portal sobre Trótski, com fotos, textos de sua autoria, biografia e links.

Para comprar livros de Marx, Lênin, Engels e outros autores, há a livraria on-line Wellred Books (http://wellred.marxist.com).

O site da BBC tem uma seção dedicada a Fidel Castro, líder da Revolução Cubana, em www.bbc.co.uk/spanish/seriemilenio04. Che Guevara tem bom portal em www.cheguevara.com. Sobre La Passionária, dirigente comunista espanhola, vá a www.nodo50.org/age/personajes/pasionaria. Sobre Rosa Luxemburgo, visite www.marxists.org/glossary/people/l/u.htm.

Leia também:

  • Veja sites para entender melhor a esquerda

  • Termo é referência aos jacobinos

  • Rede reúne publicações de esquerda

  • Veja biografia de personalidades

  • Leia a história das revoluções

  • Rede também mostra derrotas
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página