Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2002 - 15h08

Internautas usam internet para desabafar paixões e iras

ANA PAULA DE OLIVEIRA
da Folha de S.Paulo

Considerada um dos espaços mais democráticos, a internet é o palco para as mais diversas manifestações idiossincráticas, além de servir como terapia on-line para desabafar paixões e iras.

Além de sair por aí esmurrando portas de tanta raiva ou escrever bilhetinhos anônimos para a pessoa amada, a internet pode ser uma maneira mais segura e econômica para expressar sentimentos de amor ou ódio.

Odiadas por muitos, as fotos 3x4 ganharam espaço em http://geocities.yahoo.com.br/foto3x4/odiar.htm, permitindo até checar a evolução de uma pessoa a partir desse martírio fotográfico.

Nem a inocente maionese saiu ilesa da fúria dos teclados. Em www.nomayo.com, o autor convoca as pessoas a dizer não a esse condimento. É só pensar em algo ou alguém, digitar as palavras-chave, que provavelmente existirá uma página contra. É assim com palhaços (www.ihateclowns.com) e até com a árvore genealógica (www.chiprowe.com/articles/genealogy).

Como prevalece a democracia, a recíproca existe. Enquanto em http://jhunix.hcf.jhu.edu/~gwhite/rant1 o autor declara ira contra o cinema, o http://amocinema.weblogger.com.br defende essa arte com unhas e dentes.

Portal dos mal-humorados
Os ranzinzas não podem reclamar. Reunidos em portais, os internautas podem escolher o que mais lhes desagrada. Dividido em itens, o www.portaleuodeio.hpg.ig.com.br organiza em uma só página muitos dos mais famosos sites de ódio da internet brasileira.

Seguindo a mesma linha, o http://en.hatepage.com é um diretório para aqueles cujo ódio ultrapassou as fronteiras do país. Até um clube dos "odeios" foi feito para agrupar pessoas que querem se manifestar contra tudo e todos: www.geocities.com/Heartland/Cabin/3747.

Porém, para alguns, os sites de ódio extrapolaram as URLs e seus domínios. Em www.geocities.com/SunsetStrip/Stadium/8444, o autor deixa bem claro que odeia sites que odeiam alguma coisa, mas reúne links de ódio.

Leia também:

  • PCs e softs despertam amor e ódio em criadores de sites

  • Autor de site agressivo pode ser preso

  • Internautas usam web para desabafar paixões e iras

  • Solidão pode explicar sites, diz psicóloga

  • Paixão e ódio podem ser sazonais na internet

  • Amor e amantes recebem homenagens na web
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página