Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2003 - 09h16

Busque opções de emprego em outros países

ANA PAULA DE OLIVEIRA
MARCELO BILLI
da Folha de S.Paulo

A possibilidade de trabalhar fora do país e ganhar em dólar ou em euro não é uma opção distante do internauta brasileiro. Muitas páginas na internet oferecem cadastro de currículo e busca de emprego em praticamente todos os países do mundo.

Essa possibilidade, porém, ainda é restrita aos profissionais que possuem, pelo menos, um mínimo de fluência em outro idioma, já que a maioria dos sites que oferecem esse serviço não está escrita em português.

"Quanto maior o nível de fluência no idioma, melhores e maiores são as chances do candidato se sobressair em um processo seletivo internacional", afirma Jean Callahan, vice-presidente da consultoria AT Kearney. Ela garante ainda que o conhecimento de termos técnicos e específicos na área de atuação são determinantes para excluir aqueles que não o possuem e garantir uma boa colocação lá fora.

Para que o internauta não use a desculpa de não possuir dinheiro ou tempo suficientes para fazer um curso de idiomas, a internet está repleta de aulas digitais gratuitas.

Contudo, assim como em sites brasileiros, é indispensável ter cuidado ao assinar serviços pagos, já que provavelmente o pagamento deverá ser feito em dólar.

Gratuito, o site www.eurojobs.com possibilita cadastro de currículos e busca por emprego dividido por perfil profissional (veja outras opções abaixo).

Uma outra técnica para trabalhar fora do país é entrar na página da empresa escolhida e procurar pelo banco de dados de profissionais, se ela oferecer.

Se não, busque no site o responsável pelo departamento de recursos humanos e escreva detalhando por que gostaria de fazer parte do corpo de funcionários e o quanto aumentaria a produtividade da empresa. Aliás, esse conselho, dado por Lara Rossetti Machado, coordenadora de recrutamento e seleção de efetivo da Across RH, serve não só para quem pretende trabalhar no exterior mas também para quem procura um emprego dentro do país.

Desemprego atinge países ricos

O desemprego tornou-se um problema mundial. Até o ano passado, a exceção parecia ser os EUA, onde a economia cresceu a taxas recordes, gerando empregos suficientes para quem quisesse trabalhar. Hoje, porém, o presidente George W. Bush procura meios de convencer os eleitores de que ele saberá reativar a economia e criar mais empregos.

Na Europa, sociólogos, economistas e políticos discutem formas de combater a desocupação há quase uma década. Depois dos anos dourados que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, o desemprego começou a subir. A indústria havia sido o grande gerador de empregos depois da guerra e, com a perda de importância do setor na geração de vagas, surgiu um exército de trabalhadores sem qualificações para ocupar as vagas do que se chamava a 'nova economia'.

No Brasil, o problema sempre foi mais grave. A indústria foi importante, mas nunca chegou a crescer o suficiente para absorver toda a mão-de-obra. As constantes crises abatiam o mercado de trabalho e, na década de 90, os brasileiros começaram a enfrentar o mesmo problema que os europeus: eram demitidos da indústria e raramente encontravam ocupação em outros setores.

Páginas oferecem vagas em outros países

www.ajb.dni.us - em inglês, a página do America's Job Bank possui vagas para quem deseja trabalhar nos Estados Unidos. Também traz seção de empregos para deficientes físicos e notícias sobre carreira;

www.eurojobs.com - em inglês, procure emprego divido por categoria profissional em qualquer país europeu. Cadastro gratuito de currículo por área de atuação e notificação por e-mail de novas vagas;

www.monster.com - busca de empregos por perfil profissional na Europa, nos Estados Unidos, no Canadá e na Ásia. Cadastre seu currículo e receba novas vagas por e-mail, além de notícias sobre carreira;

www.overseasjobs.com - cadastro de currículos em países de todo o mundo. Pesquisa de vagas divididas por perfil profissional ou por país e região, além de notícias sobre carreira por e-mail; em inglês;

www.aboutjobs.com - reúne vagas de emprego de verão, pela internet, trabalho com turismo e efetivos em países de todo o mundo. Cadastre seu currículo e receba boletins de novas oportunidades constantemente;

www.jobpilot.com - especializado em empregos de IT (Tecnologia da Informação). Cadastre currículo e busque por vagas em diversos países do mundo; veja e receba por e-mail notícias sobre trabalho em IT.

Leia mais
  • Pesquisa de vagas mobiliza internautas brasileiros
  • Espalhe seu currículo por toda a internet
  • Aprimore seus conhecimentos com a ajuda da internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página