Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/08/2003 - 16h52

67% dos usuários de redes P2P não temem ameaças da Riaa

da Folha Online

Alheios às ameaças da indústria fonográfica, 67% dos norte-americanos que trocam músicas pela internet não estão preocupados em saber se a canção é protegida por direito autoral, segundo uma pesquisa do Pew Internet and American Life Project. Em um mesmo estudo, realizado em 2000, esse número era de 61%.

O estudo, que ouviu 2.515 adultos nos EUA, também apontou que as pessoas com menores rendas anuais têm mais propensão a baixar arquivos de música da internet. Cerca de 38% dos internautas norte-americanos com renda anual abaixo de US$ 30 mil usam serviços P2P, contra 26% daqueles que recebem mais de US$ 75 mil ao ano.

Determinados grupos étnicos também têm mais tendência a fazer o download de músicas, segundo o Pew Internet and Life Project.

De acordo com os pesquisadores, os internautas afroamericanos e hispânicos são usuários mais assíduos dos programas de compartilhamento de arquivos que seus colegas brancos. O estudo indicou que 37% dos afroamericanos e 35% dos hispânicos ouvidos já baixaram músicas, contra 28% dos internautas brancos.

Outro grupo que costuma fazer o download de músicas é o de estudantes, com cerca de 55% deles dizendo que já baixaram alguma canção.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página