Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/08/2003 - 15h34

IBM responde à SCO com processo por violação de patentes

da Folha Online

Menos de 24 horas depois que a SCO anunciou que cobrará US$ 699 por cada licença do Linux, a IBM entrou com um processo contra a companhia alegando que quatro de seus pacotes de software infringem patentes da IBM.

Além disso, o documento entregue pela Big Blue diz que o fato de a SCO distribuir uma versão do Linux sob o modelo de licenciamento GPL (General Public Licence) de código livre a impede de dizer que o Linux é um software proprietário.

O GPL assegura que o código-fonte se mantenha livre para distribuição e uso.

Segundo a IBM, os programas da SCO que infringem suas patentes são os sistemas operacionais UnixWave e OpenServer, a ferramenta de gerenciamento remoto SCO Manager e o Reliant HA, que aciona um computador no cluster quando outra máquina falha.

A IBM ainda reclama os prejuízos que teve em decorrência do anúncio feito pela SCO, dizendo que a gigante não tinha mais o direito de vender o AIX, sistema baseado no Unix, e quer que a SCO seja proibida de continuar comercializando seus softs..

Nenhum representante da SCO quis comentar a ação movida pela IBM, por enquanto.

Brian Ferguson, advogado nos EUA, disse que "a SCO terá dificuldades para reverter os processos por quebra de patente". Segundo o site de notícias Cnet.com, Ferguson classificou o processo como uma ação muito inteligente da IBM, e disse que ele pode acelerar as negociações entre as empresas em favor da IBM.

Em março, a SCO processou a IBM em US$ 3 bilhões alegando que a Big Blue teria usado código proprietário do Unix em sua versão do Linux, descumprindo os termos do contrato que as empresas mantinham.

Na última segunda-feira (4), a Red Hat, uma das maiores vendedoras de Linux do mundo, também entrou com uma ação para determinar se o Linux de fato viola os direitos da SCO sobre o Unix.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página