Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2003 - 09h17

Computador tem entrada e saída para televisor

Publicidade

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

O computador OZ-21M, da Gradiente, tenta ser uma central de multimídia: tem placa de sintonia de TV e rádio, controle remoto, entradas e saídas de vídeo e som. Além disso, a máquina vem com um conjunto de caixas acústicas e subwoofer (nas cores preta e prata, mesmas tonalidades do gabinete e do teclado).

O monitor é um modesto CRT --tubo de imagem convencional-- de 15 polegadas e tela não-plana. Mesmo que o OZ possa ser ligado a um televisor, o monitor não é aceitável para um computador que custa R$ 4.999 (www.gradiente.com.br).

O processador, um Pentium 4 de 1,7 GHz, é suficiente para gravar programas de TV, mas poderia ser mais rápido. A escassa memória RAM (apenas 128 Mbytes) também deixa a desejar.

O disco rígido, por outro lado, é bom: além de ter 37,2 Gbytes, espaço suficiente para guardar mais de 12 horas de gravações da TV com boa qualidade, gira a 7.200 rpm, o que proporciona ótimo desempenho. O micro não grava DVDs (só CDs comuns), mas o programa Easy CD Creator ajuda o usuário a converter seus vídeos para armazenamento em CDs.

O micro tem duas portas USB frontais (mais duas traseiras), o que facilita a conexão de periféricos. A placa de vídeo é muito fraca. Em testes com o game Grand Prix 4, oscilou de 10 a 18 quadros por segundo, nível insuficiente para jogar.

A placa de vídeo pode ser trocada pelo usuário, pois o OZ tem um slot AGP. Além desse slot, há três conectores PCI --um deles ocupado pela placa de TV-- e um CNR (ocupado pelo modem), o que garante razoável possibilidade de expansão.

O controle remoto é prático e funciona bem em uma interface criada pela Gradiente, que reúne atalhos para os principais recursos multimídia do OZ --já o controle dos programas em si, como o Windows Media Player, é mais limitado e exige o estudo do manual. O recurso Personal Video Recorder se ressente do fato de não haver disponível um guia on-line da programação da TV brasileira

A máquina é versátil, mas tem relação custo-benefício ruim. Se você se interessar pelo OZ, avalie as versões mais baratas (a partir de R$ 2.999) disponíveis no site do fabricante.

Leia mais
  • Entenda as vantagens de conectar o micro à TV; veja como fazê-lo
  • Pioneiros em lazer no computador surgiram há seis anos
  • PC compacto se adapta à sala de estar
  • Placa de sintonia é fácil de instalar
  • Guias de programação on-line têm mais recursos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página