Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/09/2003 - 09h40

Guias de programação on-line têm mais recursos

Publicidade

BRUNO GARATTONI
da Folha de S.Paulo

Os usuários dos EUA já contam com mais opções para integrar o computador à TV. Em primeiro lugar, guias de programação on-line (EPGs) como o Titan TV (www.titantv.com) fornecem a programação das principais emissoras de TV num formato padronizado, que os softwares de gravação conseguem entender.

Isso permite fazer programações on-line: basta entrar num site e clicar nos nomes dos programas de televisão que você deseja gravar no seu PC.

O programa Snapstream Personal Video Station (www.snapstream.com), que pode ser testado gratuitamente por três semanas, oferece possibilidades ainda mais sofisticadas: nos EUA, seu guia de programação on-line pode ser acessado via celular.

O software também ajuda a transferir vídeos para micros de mão ou distribuir gravações de programas numa rede doméstica: instalando placas de transmissão sem fios (Wi-Fi), o usuário pode compartilhar um acervo de vídeo digital em todos os seus micros.

O software imita, no computador, os recursos dos gravadores pessoais digitais (PVRs), que existem há vários anos nos EUA. O mais popular é o TiVo (www.tivo.com), que custa US$ 250 e parece um videocassete, mas é um computador com um sistema operacional próprio e disco rígido de 20 Gbytes ou mais.

Como o TiVo tem um modem (receptor de dados por linha telefônica), recebe automaticamente listas de programação televisiva, o que facilita sua operação --o usuário não precisa digitar o horário e o canal dos programas que deseja gravar, como nos videocassetes tradicionais. Basta um clique no controle remoto.

Mais sofisticado, o ReplayTV (www.replaytv.com) costumava ir além, pois também permitia enviar programas gravados para outros usuários via internet. Temendo ser acusado de facilitar a pirataria, o fabricante do aparelho decidiu remover o recurso das novas versões do ReplayTV.

De olho na popularidade dos PVRs, a Microsoft lançou o sistema operacional Windows XP Media Center (www.microsoft.com/windowsxp/mediacenter), que é uma versão do Windows XP com recursos que imitam o TiVo. O sistema só está disponível em determinados micros novos, ou seja, não pode ser comprado e instalado pelo usuário em um PC comum.

Leia mais
  • Entenda as vantagens de conectar o micro à TV; veja como fazê-lo
  • Pioneiros em lazer no computador surgiram há seis anos
  • Computador tem entrada e saída para televisor
  • PC compacto se adapta à sala de estar
  • Placa de sintonia é fácil de instalar

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página